Conheça os principais cuidados necessários para manter seu gato saudável e feliz

Apesar da natureza calma, os felinos são ótimos companheiros; assim como todo pet, para que o gato fique saudável é necessário alguns cuidados

, em Uberlândia
21/08/2024 ÀS 21H29
- Atualizado Há 4 semanas atrás

Ter um gato saudável em casa pode ser sinônimo de uma companhia agradável, calma e fiel. Os felinos são os preferidos de grande parte dos brasileiros quando o assunto é ter um pet em casa ou apartamento.

O animal é escolhido, muitas vezes, por seu comportamento mais independente e despachado que de outros bichos como, por exemplo, o cachorro. Mas isso não significa que os gatos não precisem de cuidados específicos.

Gato olhando para a câmera
Dar os devidos cuidados ao seu pet é garantir um gato saudável e feliz em casa – Foto: Freepik

Pelo contrário, o felino só se torna um gato saudável quando é acompanhado de perto pelo tutor, que deve conhecer o seu animal para saber como tratar adequadamente dele.

Ainda que cada bichano seja único, existem cuidados com os gatos que são universais.

Cuidados para manter seu gato saudável

Por se tratar de um ser vivo, o gato precisa de ter acesso ao básico para viver: alimentação, água, lugar adequado para descanso e cuidados relacionados à saúde.

Para quem pretende ter o primeiro gatinho pode ficar em dúvida sobre como deve tratar do bichano. Portanto, atenção aos cuidados essenciais:

  • Alimentação

Os gatos são animais carnívoros e precisam da proteína para ter uma saúde. Mas é preciso ficar atento à recomendação do tipo de alimentação adequada para cada estágio da vida do felino. Os filhotes e os gatos mais velhos podem não precisar dos mesmos nutrientes ou da mesma quantidade de comida. A orientação é ter uma orientação de um médico veterinário para garantir que vai tomar a decisão certa.

Além disso, não é indicado dar restos de comida aos gatos, mesmo que seja aqueles que você acabou de comer também. Isso pode evitar problemas de saúde do felino.

ga

×

Leia Mais

  • Vacinação

Vacinas são essenciais se você quer ter um gato saudável em casa. Assim como os humanos, os felinos também recebem imunidade através do leite materno, mas precisam de reforço para serem protegidos contra uma variedade de doenças infecciosas. E lembre-se: ao vacinar seu bichano você está garantindo segurança e saúde não só a ele, mas a você e a todos que convivem com o animal.

As vacinas obrigatórias protegem da panleucopenia, do herpes e da calicivirose, já as facultativas são contra a bordetelose, a dermatofitose, o coronavírus, a clamídia, o FIV (Aids felina) e a FeLV (leucemia felina). E, claro, tem a vacina contra a raiva que, no Brasil, é indispensável!

  • Higiene

Gatos são animais conhecidos por serem muito asseados. Os cuidados com a higiene do felino vão contribuir não só para a saúde, mas também para o conforto dele. O tutor do pet deve ficar sempre de olho na pelagem e na pele do gato, afinal qualquer irritação, ferida ou perda de pelo pode indicar algum problema que merece cuidado veterinário.

Um gato lambendo o outro, dando o famoso "banho de gato"
Os gatos são animais muito asseados, por isso é preciso ter atenção à higiene do local onde eles ficam – Foto: Freepik

É importante também manter o local onde o felino convive bem limpo, livre de parasitas. Um ponto que merece atenção é a caixinha de areia do pet. Eles amam fazer as necessidades nas bandejas sanitárias, que podem ser fechadas ou abertas. Mas, independente do modelo que o gato preferir, é preciso que ela seja limpa com frequência para evitar odores e acúmulo de bactérias.

Quanto ao banho, apesar de não ser proibido, é indicado que aconteça com pouca frequência ou em caso de necessidade específica, como quando o animal apresentar doenças na pele. Caso contrário, o bichano é super capaz de manter sua própria limpeza com as lambidas ao longo do dia.

VEJA TAMBÉM! Linguagem felina: entenda o que o comportamento do gato está tentando te dizer

  • Ambiente seguro

Por serem muito independentes e curiosos, os gatos amam explorar os ambientes que têm acesso. Por isso, para não correr risco de que o animal fuja ou que ele se machuque em algum acidente, é melhor preparar sua casa ou apartamento para recebê-lo.

Os animais lidam bem com a altura, é um fato, mas algumas quedas podem ser fatais. A indicação é colocar telas de proteção nas janelas e sacadas. Importante ressaltar que mosquiteiros podem não ser fortes o suficientes para segurar os gatos.

Gato dormindo ao lado da janela
Os bichanos podem até lidar bem com a altura e cair sempre de pé, mas é preciso não arriscar na segurança deles – Foto: Freepik
  • Descanso e lazer

Os felinos podem passar horas e horas deitados, relaxando ou dormindo. São animais calmos, mas que também têm seu pico de energia. Por isso, além de se preocupar com um bom lugar para o descanso do pet é também necessário dar a ele formas de se distrair.

Como gato é animal de personalidade forte, é melhor descobrir como e onde o seu prefere dormir. Existem felinos que amam locais fechados, como as casinhas feitas especialmente para eles, mas tem outros que não suportam. Tem aqueles gatos que preferem descansar em lugares altos e outros gostam mesmo é de uma caixa de papelão forrada com um pano quentinho. É só descobrir qual opção dá mais conforto ao bichano.

Também existem várias opções de lazer para os gatos. Chocalhos, lazers, barbante e até bichinhos de pelúcia. Um dos passatempo favorito do felino é o arranhador. O acessório deve ficar em um lugar estratégico da casa para que sempre que o gato queira relaxar ou precise se esticar um pouco. O arranhador é altamente indicado porque se o animal não tiver, ele provavelmente vai fazer algum móvel ou objeto do imóvel como um.

Gato brincando com uma bolinha
O gato é um animal muito curioso e tem picos de energia – Foto: Freepik
  • Cuidado veterinário

Consultas frequentes ao veterinário vão garantir que você tenha um gato saudável em casa. Esse tipo de tratamento inclui vermifugação, vacinação e cuidados com a pelagem do animal.

Caso não consiga levar o felino com constância, é importante estar sempre atento aos sinais do animal que possam indicar que algo não está certo. Observe como o animal está urinando, defecando, se está ganhando peso de forma adequada e se está com algum problema nos dentes.

Maus-tratos é crime!

Quando a pessoa decide que quer ter um animal de estimação ele assume um compromisso de cuidar do pet da forma adequada. O tutor passa a ser o responsável pelo gato e, por isso, levar em consideração todos os pontos acima são uma responsabilidade dele.

No Brasil, existe a Lei Federal 9.605 que trata sobre os maus-tratos a animais e a Lei nº 22.231 traz as definições e punições desse tipo de crime no estado de Minas Gerais. O crime de maus-tratos se refere a todas as espécies de animais, desde os domésticos, como cães e gatos, àqueles de grande porte, como cavalos e bovinos, até às aves, e aqueles silvestres e exóticos, como tamanduá, tartarugas e coelhos.

São configurados como maus-tratos não só agressões, mas também não oferecer a eles o básico para viver bem.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!