Inicio

Crimes milionários: quadrilha suspeita de furtar equipamentos hospitalares em Uberlândia é presa na Bahia

Operação da Polícia Civil prende três suspeitos e procura outros três estrangeiros envolvidos em crimes milionários

19/06/2024 ÀS 15H00

- Atualizado Há 3 semanas atrás

A Polícia Civil da Bahia conseguiu identificar e prender parte de uma organização criminosa internacional composta por brasileiros, uruguaios e colombianos, que seriam supostamente responsáveis por crimes milionários de furto de equipamentos hospitalares em unidades de saúde e clínicas de colonoscopia e endoscopia em pelo menos três estados do Brasil.

Os crimes milionários foram registrados em 2023 nas cidades de Canoas, no Rio Grande do Sul; Uberlândia, em Minas Gerais; e Itabuna, na Bahia. Em 2024, a quadrilha também atuou em Vitória da Conquista, com um dos crimes ocorrendo em 28 de maio. De acordo com as apurações da Polícia Civil, que é vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), somente no último crime, os presos causaram um prejuízo de R$ 6 milhões às vítimas.

Na primeira fase da operação, três pessoas foram presas. Foi identificada a participação de pelo menos sete pessoas, incluindo quatro brasileiros, dois colombianos e um uruguaio. Essa quadrilha foi indiciada pelo crime de furto triplamente qualificado, praticado em diversos hospitais e clínicas de todo o Brasil.

Durante as buscas na residência de um dos suspeitos, os investigadores apreenderam três pistolas. A operação continua em andamento, com parte dos membros da quadrilha já identificados e presos.

Crime em Uberlândia

Dentre os crimes milionários, está o que aconteceu em Uberlândia, em agosto de 2023, em que uma clínica médica localizada na zona sul de Uberlândia foi vítima da ação dessa quadrilha especializada, na ocasião os criminosos levaram equipamentos avaliados em cerca de um milhão de reais. A ação, registrada pelo sistema de videomonitoramento, ocorreu durante a madrugada, quando o estabelecimento estava praticamente vazio.

Homem, vestido de camisa preta, colocando equipamentos hospitalares na mochila
Equipamentos avaliados em cerca de um milhão de reais foram levados – Foto: Reprodução/TV Paranaíba

Diversos equipamentos hospitalares, como aparelhos de endoscospia e ultrassom, foram levados. Os suspeitos fugiram tranquilamente, dividindo-se para evitar suspeitas, e um carro já os aguardava na rua. O crime foi descoberto na manhã seguinte pelos funcionários.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!