“Minha revolta é enorme e quero justiça”, diz mãe de criança que perdeu parte do dedo em Uberaba

Menino de 6 anos perdeu parte do dedo durante brincadeira com colega de sala

24/08/2024 ÀS 11H38
- Atualizado Há 3 semanas atrás

Um menino de 6 anos sofreu um grave acidente em uma escola municipal na última quinta-feira (22), em Uberaba. Ele perdeu parte do dedo da mão esquerda.

Em conversa com a mãe da criança, ela conta que as enfermeiras que atenderam o filho disseram que o acidente poderia ter sido fatal. “As enfermeiras do hospital disseram que ele poderia ter morrido se tivesse esgotado muito sangue. Ele chegou ao hospital pálido. Depois foi ficando amarelo.”

Mãe de criança que perdeu parte conta detalhes sobre o ocorrido - Foto: Arquivo pessoal/reprodução
Mãe de criança que perdeu parte conta detalhes sobre o ocorrido – Foto: Arquivo pessoal/reprodução

A responsável ainda ressalta sua indignação sobre o real tempo em que foi informada do ocorrido e por quanto tempo a criança que perdeu parte do dedo ficou esperando. “Não sabia a intensidade da situação. Me ligaram após um tempo que aconteceu. Mas não disseram ao certo o que houve. Só me falaram que o colega apertou o dedinho dele na porta e que teria que dar uns ‘pontinhos’. Só por falarem isso já me preocupei.”

LEIA TAMBÉM! Diretora de escola onde criança perdeu parte do dedo é exonerada do cargo

O menino passou por atendimento médico, e durante a conversa a mãe falou sobre a seriedade do ocorrido. “Olha, a situação ainda é tão séria que o médico me disse: ‘Mãezinha, não vou te mentir. Pode ser que o dedo infeccione e o corpo dele rejeite, dando necrose e ele tendo que amputar.'”

A mulher tem três filhos, dois estudam na mesma escola municipal, mas segundo ela, não tem mais coragem de levar as crianças. “Tenho mais o caçula que estuda lá. Nem tenho coragem de levar ele e deixar lá também. E eles não podem ficar sem estudar.”

Criança perdeu parte do dedo na escola - Foto: Google Street View
Mãe do menino que perdeu parte do dedo tem outro filho que estuda na mesma escola – Foto: Google Street View

Entenda o caso da criança que perdeu parte do dedo

Na última quinta-feira (22), uma criança de 6 anos perdeu parte do dedo em um grave acidente em uma escola municipal, em Uberaba. Foi necessário a amputação da ponta de um dos dedos da mão esquerda.

A mãe da criança foi imediatamente informada pela escola sobre a gravidade do acidente e que seria necessário atendimento médico urgente. Ao chegar na instituição, foi recebida pela diretora e pela professora, que lhe entregaram um copo com gelo, contendo a ponta do dedo da criança, em uma tentativa de preservar o tecido amputado.

Acompanhe as últimas notícias de Uberaba!

Segundo a mãe do menino que perdeu parte do dedo, o acidente ocorreu quando o menino brincava com um colega dentro da sala de aula. No momento em que o colega fechou a porta, o dedo do menino ficou preso no batente e, ao puxar a mão rapidamente por reflexo, a lesão foi agravada.

Após uma avaliação inicial, o médico constatou a amputação traumática no quarto dedo da mão esquerda e realizou os primeiros procedimentos de limpeza e curativos. Devido à gravidade do caso, a criança foi transferida para um hospital especializado, onde passaria por uma cirurgia para tratar a lesão.

O que diz a Secretaria Municipal de Educação

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lamenta o ocorrido em uma de suas unidades escolares e informa que, tão logo tomou conhecimento do incidente, adotou medidas imediatas para garantir o bem-estar da criança envolvida e de toda a família, incluindo acompanhamento psicológico e social.

A secretária de Educação, Juliana Petek, esteve pessoalmente no hospital, acompanhada da assistente social da Semed, para acompanhar e acolher os familiares da criança, que recebeu atendimento médico no local. Após receber o tratamento adequado, a criança está em casa, sob os cuidados da família.

Com o objetivo de esclarecer os fatos e garantir que medidas efetivas sejam adotadas, a Semed iniciou a apuração do caso com todos os envolvidos no incidente. Paralelamente, monitora as ações e acompanha diretamente a unidade escolar, com as equipes do Departamento de Educação Infantil e da Seção de Assistência ao Educando.

Por fim, a Semed ressalta que todas as unidades escolares da rede municipal de ensino têm um protocolo a seguir para casos como esse.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!