Convenção Partidária em Uberlândia oficializa Dandara (PT) como candidata a prefeita

Durante evento neste domingo (28), Dandara e Geraldo Jabbur foram confirmados como candidatos, com a presença do Ministro Alexandre Silveira

28/07/2024 ÀS 14H10
- Atualizado Há 2 meses atrás

Dandara (PT) foi oficialmente lançada como candidata a prefeita de Uberlândia pelo Partido dos Trabalhadores. O vice será Geraldo Jabbur (PSD), que já foi vereador por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal de Uberlândia por três vezes.

O anúncio foi feito durante a convenção realizada na manhã deste domingo (28), em um salão de eventos de Uberlândia.

O evento contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além dos deputados federais André Janones (Avante) e Reginaldo Lopes (PT), as deputadas estaduais Beatriz Cerqueira (PT) e Andreia de Jesus (PT), entre outras figuras políticas.

A convenção também anunciou os nomes que disputarão as cadeiras municipais. Da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), formada pelos partidos PT, PV e PCdoB, serão 28 candidatos a vereador: 17 do PT, 9 do PV e 2 do PCdoB. Já da Federação PSOL Rede serão 19 candidatos: 12 da Rede e 7 do PSOL.

Em entrevista ao portal Paranaíba Mais, a candidata à prefeitura de Uberlândia, Dandara, destacou os pilares do seu projeto de governo. “Nós teremos três grandes prioridades: cuidar das pessoas, zerar as filas de exames e consultas, garantindo atendimento de qualidade em até 10 dias, e oferecer creches para todas as crianças de zero a seis anos. Além disso, queremos tornar Uberlândia uma cidade empreendedora”, ressaltou a Dandara.

×

Leia Mais

O vice Geraldo Jabbur falou sobre o objetivo de democratizar o poder público. “Nós vamos humanizar toda relação do poder político de Uberlândia”, salientou. Ele também destacou a importância da participação popular: “Com a democratização, a participação da população, especialmente daqueles cujas demandas não são atendidas, será essencial.”

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Dandara (PT) e Geraldo Jabur (PSD) durante convenção partidária em Uberlândia
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Dandara (PT) e Geraldo Jabbur (PSD) durante convenção partidária em Uberlândia – Crédito: Ana Carolina Costa

O representante do governo federal, ministro Alexandre Silveira, comentou sobre a chapa formada entre a candidata do PT e o candidato do PSD. “Essa chapa junta a sensibilidade de querer estar perto das pessoas, de querer desenvolver e fazer um governo para todos.”

Gilberto Neves, membro da executiva do PT, falou sobre a expectativa da federação formada. “O povo da cidade está demonstrando que quer algo diferente, que quer inovação.”

Ele ressaltou que as duas coligações que compõem a federação buscam eleger seis cadeiras municipais, sendo quatro vereadores da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e dois vereadores da Federação PSOL Rede.

Conheça Jabbur, o vice de Dandara

Geraldo Jabbur Braga, 70 anos, é ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Uberlândia em 1997, 2001 e 2002. Advogado e professor, é casado com a odontóloga Denise Arantes Jabbur Braga, de tradicional família uberlandense. O casal tem dois filhos adultos, Gabriel e Lucas. Gabriel, filho mais velho de Jabbur, é defensor público e professor de Direito Público.

Jabbur é filiado ao PSD, cujo diretório em Uberlândia é presidido pelo analista político Ivan Paulo Martins, um dos principais aliados do deputado federal Weliton Prado (Solidariedade).

Enquanto presidente do Poder Legislativo, Jabbur criou a “Escola do Legislativo” na Câmara de Uberlândia, que ele passou a dirigir anos mais tarde, após deixar a vereança. Na atual legislatura, foi assessor parlamentar da vereadora Liza Prado (Cidadania) em 2021 e 2022.

Como presidente da Câmara, ele também criou o cargo de Ordenador de Despesas na Mesa Diretora, atribuindo ao 1º Secretário a responsabilidade de dividir a gestão das finanças da Câmara com o Presidente.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!