Contaminação do Rio Bagagem: análise química é feita nesta quarta-feira (28) após vazamento de biodiesel 

Barreiras de contenção foram instaladas e amostras de água são coletadas para análise após queda de caminhão na BR-365 em Romaria

28/08/2024 ÀS 07H47
- Atualizado Há 3 semanas atrás

Técnicos ambientais realizaram uma inspeção detalhada para avaliar a contaminação do Rio Bagagem após o grave acidente envolvendo um caminhão carregado com biodiesel, que caiu de uma ponte na BR-365, sentido Romaria.  Nesta quarta-feira (28), a empresa deverá fazer a análise química do Rio Bagagem.

O Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) e outros técnicos ambientais acompanham os trabalhos.

Contaminação do Rio Bagagem
Contaminação do Rio Bagagem é avaliada após acidente com caminhão de biodiesel – Foto: CBMMG

Após a retirada do veículo, que despencou da ponte em uma altura de 10 metros, os profissionais desceram de barco pelo Rio Bagagem para identificar a presença de ‘bolsões de óleo’ acumulados na vegetação e em algumas áreas do rio.

Acompanhe as últimas notícias de Romaria!

Contaminação do Rio Bagagem

Diante do risco de contaminação do Rio Bagagem, a Defesa Civil de Estrela do Sul foi notificada sobre os possíveis impactos no abastecimento de água da cidade.

A limpeza manual nas áreas impactadas começou a ser feita, bem como a instalação de barreiras de contenção nas proximidades do ponto de captação de água que abastece o município de Estrela do Sul.

×

Leia Mais

O objetivo é impedir que o óleo se espalhe e comprometa ainda mais a qualidade da água utilizada pela comunidade.

A Defesa Civil informou que foram instaladas seis barreiras de contenção e sucção no rio. Até nesta terça (27), foram sugados cerca de 20 mil litros de biodiesel. O abastecimento de água em Estrela do Sul não foi comprometido.

Os trabalhos de contenção e para avaliar a contaminação do Rio Bagagem continuam.

Abastecimento de água

A Copasa informou que o abastecimento de água de Estrela do Sul está normalizado e que técnicos da companhia permanecem monitorando a captação do rio e a Estação de Tratamento de Água (ETA).

“Até o momento, não foram registrados problemas decorrentes do derramamento de combustível ocorrido na BR-365 no último domingo (25). Caso a empresa detecte qualquer anormalidade, a operação será paralisada e o fornecimento de água à população será feito com o auxílio de caminhões-pipa”, disse em nota.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Análise química

Além das barreiras de contenção, foram coletadas amostras de água do Rio Bagagem. Segundo o NEA, a transportadora responsável pela carga deverá fazer a análise química para atestar a qualidade da água.

Essas amostras serão fundamentais para avaliar o nível de contaminação do Rio Bagagem e orientar as próximas etapas de mitigação dos danos. A equipe responsável já confirmou que até o momento não foi observada a morte de peixes na região.

O solo nas proximidades do acidente, no entanto, também foi afetado.

Acidente com mortes

O acidente ocorreu no fim de semana, quando um caminhão-tanque tombou nas proximidades da ponte sobre o Rio Bagagem.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo transportava 61 mil litros de biodiesel e tinha como destino a cidade de Uberlândia.

O caminhão saiu da Bahia e, após uma frenagem brusca registrada 150 metros antes do local do acidente, caiu da ponte, danificando os tanques e provocando um vazamento de combustível.

Contaminação do Rio Bagagem
NEA foi acionado após o acidente na BR-365 sentido Romaria – Foto: CBMMG

Além do motorista, uma passageira também morreu no local.

Foi o segundo acidente na região, em uma semana, envolvendo carga de biodiesel em cursos d’água. No dia 17, duas carretas de uma mesma empresa se envolveram em um acidente na BR-050, ocorrendo vazamento do combustível no Rio Araguari.

O NEA também foi chamado.

* Com informações de Maurício Fernandes, da TV Paranaíba.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!