Conheça o Embraer 190, avião que caiu em acidente no Cazaquistão
Com 67 passageiros e tripulantes a bordo, avião da Azerbaijan Airlines caiu perto de Aktau; 32 sobreviventes foram socorridos
-
Um avião comercial da Azerbaijan Airlines, com 67 pessoas a bordo, caiu na manhã desta quarta-feira (25), na cidade de Aktau, no Cazaquistão. Cerca de 42 mortes foram confirmadas até o momento, outras 22 pessoas foram hospitalizadas, segundo o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão.
A aeronave, do modelo E190, foi fabricada pela Embraer (Empresa Brasileira de Aeronaves) e realizava o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república caucasiana russa da Chechênia, quando caiu.
Segundo a Azerbaijan Airlines, a aeronave teria realizado um pouso de emergência e o avião pegou fogo após a queda, e equipes de emergência foram enviadas ao local.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Embraer E190
O Embraer 190, de matrícula J2-8243 foi fabricado no Brasil e é o mesmo utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para voos domésticos da Presidência da República. A aeronave tem capacidade para 114 passageiros, no total.
A aeronave foi projetada para o transporte de passageiros em rotas regionais e de médio alcance. Com propulsão turbofan bimotor, o modelo pode atingir uma velocidade máxima de 871 km/h e tem um alcance de 4.537 km.

A capacidade varia de 96 a 114 passageiros, e a tripulação é composta por dois pilotos e comissários de bordo.
O Embraer 190, que começou a ser produzido em 2004 e ainda está em fabricação, é conhecido por sua eficiência e confiabilidade. Suas dimensões — 28,72 metros de envergadura e 36,24 metros de comprimento — permitem que ele opere em aeroportos com pistas mais curtas.

O modelo foi desenvolvido inteiramente pela Embraer, uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo.
O acidente
• Um avião da Azerbaijan Airlines que fazia o trajeto entre Baku (Azerbaijão) e Grozny (Chechênia) caiu na manhã de quarta-feira (25) próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão.
•A aeronave, modelo Embraer 190, transportava 67 pessoas, sendo 62 passageiros e 5 membros da tripulação. Até o momento, 32 sobreviventes foram confirmados, com 22 pessoas hospitalizadas.
• A aeronave teria realizado um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau, após desviar da sua rota programada. O avião pegou fogo após a queda, e equipes de emergência foram enviadas ao local.
• A maioria dos passageiros era do Azerbaijão (37), seguidos por russos (16), cazaques (6) e quirguizes (3). A Embraer, fabricante da aeronave, declarou estar prestando apoio às autoridades no caso.
• O governo do Azerbaijão iniciou investigações sobre as causas do acidente, que ainda não foram oficialmente determinadas, embora uma possível colisão com pássaros tenha sido levantada como hipótese.
• As autoridades locais continuam os esforços para tratar os feridos e investigar as causas do acidente. O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, expressou condolências às vítimas e suas famílias.
