De Peruíbe para o mundo: conheça Beatriz Souza, judoca brasileira que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas

Judoca brasileira superou a número dois do mundo e alcançou o topo do pódio na categoria acima de 78kg

02/08/2024 ÀS 14H17
- Atualizado Há 2 meses atrás

A judoca brasileira Beatriz Souza, de 26 anos, conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris – a primeira do Brasil – ao vencer a israelense Raz Hershko, segunda no ranking mundial, na categoria acima de 78kg.

×

Leia Mais

Criada em Peruíbe, litoral paulista, Beatriz Souza trocou a areia da praia pelo tatame ainda criança. Com apenas sete anos, a jovem já demonstrava paixão e talento pela luta, tendo como principal inspiração seu próprio pai, o também judoca Poscedonio José de Souza Neto.

Beatriz Souza, judoca
Beatriz Souza superou a israelense Raz Hershko – Foto: Alexandre Loureiro/COB

Beatriz Souza é estudante de administração

Beatriz é atleta do Esporte Clube Pinheiros e integra a Comissão de Desportos do Exército, assim como muitos outros atletas que representam o Brasil em competições internacionais. Além de ser uma atleta de alto rendimento, Beatriz também concilia a carreira esportiva com os estudos. A judoca é estudante de administração.

A trajetória de Beatriz no judô é marcada por conquistas expressivas. Antes do ouro olímpico, a atleta já havia colecionado títulos importantes, como a prata no Mundial de 2022, o bronze no Mundial de 2023, o ouro no Grand Slam de Baku e o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em 2023, foi eleita a melhor judoca do ano pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O ano de 2024 foi ainda mais vitorioso para Beatriz, que conquistou o ouro no Grand Prix de Linz, na Áustria, e no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô. Com a medalha de ouro olímpica, a brasileira escreveu seu nome na história do esporte brasileiro.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!