Concurso público: Como estudar de acordo com a banca
Dicas essenciais para sua aprovação em um concurso público
Para alcançar o sucesso em concursos públicos, conhecer a banca organizadora e adaptar seus estudos às características dela pode ser o diferencial que você precisa. A escolha da estratégia de estudo é um dos fatores mais determinantes.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Cada instituição organizadora possui um estilo próprio de elaborar questões, cobrindo desde o formato até a profundidade dos temas abordados. Isso afeta diretamente a maneira como você deve se preparar.
Passo a passo para estudar de acordo com a banca
1. Identifique a banca organizadora do concurso
Antes de iniciar seus estudos, descubra qual é a banca responsável pelo concurso. Algumas das mais conhecidas são:
- Centro Brasileiro de Pesquisa (Cebraspe) – Conhecida pelo estilo “certo ou errado”.
- Fundação Getulio Vargas (FGV) – Geralmente elabora questões interpretativas e textos extensos.
- Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) – Predomina um estilo mais direto e conteudista.
- Fundação Carlos Chagas (FCC) – Questões bem elaboradas e de nível intermediário.
2. Estude provas anteriores
Analise provas antigas para identificar os tópicos mais recorrentes e a forma como as questões são formuladas. Resolva os exercícios para se familiarizar com o estilo da banca.

3. Foque nos temas mais cobrados
Priorize os assuntos mais frequentes em provas anteriores. Use o edital como guia e dê mais atenção às áreas que a banca costuma detalhar.
4. Adapte Seu Estilo de Resolução de Questões
- CESPE/Cebraspe: Evite chutes, pois cada erro anula um acerto.
- FGV: Pratique interpretação de textos longos e compreensão crítica.
- VUNESP: Enfatize a memorizacão de conceitos e definições.
- FCC: Aprimore sua capacidade de resolver questões objetivas com agilidade.

5. Atualize-se com Leis e Conteúdos Recentes
Muitas bancas cobram legislação atualizada. Mantenha-se atento às mudanças normativas e jurisprudências. Consulte materiais atualizados e confie em fontes seguras.
6. Administre o Tempo de Estudo
Divida o tempo de estudo entre revisões teóricas e resolução de questões. Realize simulados para ajustar o tempo de resposta e aumentar sua confiança.

Dicas extras para investigar o perfil da banca
Felipe Graton, ex-concurseiro e diretor de produtos da Brabo Concursos, explica em um de seus vídeos como estudar as bancas e prever suas questões. Ele define três formas simples de investigar seus perfis: Pesquisa no Google, Pesquisa no YouTube, e Resolução de exercícios com intencionalidade.
“Não é inteligente abrir mão da possibilidade de conhecer, investigar e entender como funciona a banca que aplicará a prova. Esse é um elemento de estudo extremamente importante, que complementa o estudo de exercícios, teoria, lei seca, videoaulas e outros materiais”, defende Felipe.