60% dos comerciantes mineiros devem ser impactados com as vendas do Dia dos Pais

Dos comerciantes impactados, 55% estão confiantes que as vendas serão melhores em relação ao Dia dos Pais do ano passado

, em Uberlândia
30/07/2024 ÀS 17H51
- Atualizado Há 2 meses atrás

Há duas semanas do Dia dos Pais, os comerciantes mineiros já aumentam o estoque de produtos, preparam as vitrines e se enchem de confiança para a melhora nas vendas. Uma pesquisa feita pelo Fecomércio de Minas Gerais, que representa o comércio atacadista e varejista, mostrou que 60,3% dos comerciantes do estado devem ser impactados pela data este ano.

A pesquisa ouviu 407 comerciantes de todas regiões de Minas Gerais. O levantamento apontou que dos empresários impactados, 55,2% deles estão confiantes que as vendas serão melhores que o último Dia dos Pais, em 2023.

Pai e filho no dia dos pais
Comerciantes acreditam que consumidores devem gastar entre R$ 70 e R$ 200 no Dia dos Pais – Foto: FreePik

O índice se aproxima do que acontecia antes do período da pandemia, em 2019, quando 47,90% dos comerciantes tinham boas expectativas de venda em relação ao ano anterior. Para Carlos França, que é diretor financeiro do Fecomércio, o período foi duro com os comerciantes, mas trouxe ensinamentos importantes. “Nós podemos dizer que já estamos igualando ao período antes da pandemia. Nos trouxe muito conhecimento, no setor de eletrônico, na alimentação. Agora nós podemos somar ao que era anteriormente”.

O que vai impulsionar o aumento das vendas no Dia dos Pais?

Entre os motivos relatados pelos comerciantes que podem influenciar o aumento das vendas no Dia dos Pais deste ano, três principais foram listados pela entidade:

  • Otimismo: 43,8%
  • Aumento das vendas nos meses anteriores: 34,8%
  • Novos produtos no mercado: 18,2%
  • Valor afetivo da data: 13,4%

O valor afetivo da data é um dos pontos que diferencia o Dia dos Pais do Dia das Mães, data que ganha força comercial justamente pelo apelo afetivo.

O diretor financeiro lista outras características do comércio mineiro que contribuem para boas perspectivas nesta data. “Nós acreditamos que o amadurecimento do consumidor, nós acreditamos nas novas iniciativas do comerciante, com criatividade, meios de fazer promoções, isso expandiu a ideia de vendas. Hoje, não é só vender, você vai fidelizar o cliente”, analisou.

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Ações específicas no comércio

Uma estratégia que pode impulsionar as vendas ou ser vista como concorrente de comerciantes são as vendas on-line. “A comodidade, a facilidade de estar na sua casa e comprar o produto. Mas, apesar disso tudo, tem aqueles que gostam de ir às lojas, passear, ver o produto, tocar no produto”, analisa Carlos França.

Fachada do Fecomércio, em Uberlândia
A pesquisa da Fecomércio apontou que a maioria dos comerciantes mineiros está confiante que as vendas vão melhorar no Dia dos Pais deste ano – Foto: TV Paranaíba/reprodução

A pesquisa apontou que as vendas on-line serão utilizadas por uma parcela de 65,3% dos comerciantes. A pesquisa lista outras maneiras que o comerciante vai suar para chamar atenção do consumidor no Dia dos Pais:

  • 35,5% vão fazer promoções
  • 34,3% vão divulgar nas redes sociais
  • 19,2% vão intensificar a propaganda

Produtos mais procurados para a data

A pesquisa da Fecomércio apontou que a maioria dos comerciantes de Minas Gerais, 76,7% dos entrevistados, vai usar a data comemorativa para vender o próprio estoque. Em contrapartida, 23,3% dos comerciantes afirmam que vão investir em produtos específicos para a data.

O levantamento aponta que 38,4% dos empresários acreditam que o consumidor está disposto a gastar entre R$70 e R$200 este ano.

Roupas, bebidas e carnes são os principais presentes no Dia dos Pais
Entre os três principais presentes buscados pelos consumidores no Dia dos Pais estão roupas, bebidas e carnes – Foto: Pexels/Kai Pilger/Kebs Visuals/Vinícius Caricatte

E para agradar o paizão, alguns produtos são sempre mais procurados que outros. Os principais itens citados na pesquisa são:

  • Roupas
  • Bebidas
  • Carnes
  • Kits e cestas

A maior parte dos clientes deixa para ir às lojas ou procurar o presente do Dia dos Pais mais próximo da data. O diretor financeiro da Fecomércio acredita que apenas a expectativa de melhora nas vendas já é o suficiente para que o comerciante aposte mais no negócio e, consequentemente, aqueça a economia. “A data comemorativa sempre foi uma saída muito importante para o comerciante. São datas que impulsiona a mercadoria, isso faz com o que o comerciante vai se preparando, vai procurando fidelizar cliente, treinar funcionários. E isso faz com que fortaleça o comércio”, finalizou.

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