Colinha para as Eleições 2024: eleitor pode levar anotações para a cabine de votação

Justiça Eleitoral permite eleitor levar apenas um papel com as anotações dos candidatos para a cabine de votação

05/09/2024 ÀS 09H38
- Atualizado Há 2 semanas atrás

A praticamente um mês do primeiro turno, muita gente ainda não sabe em quem votar ou não memorizou os números dos candidatos. Por isso, a colinha para as Eleições 2024 pode ser uma ótima aliada do eleitor.

A prática não é apenas permitida, como é recomendada pela Justiça Eleitoral com o intuito de facilitar o processo de votação e garantir que o eleitor não se esqueça de quem vai votar, podendo exercer a cidadania conscientemente.

Colinha para as Eleições 2024
Eleitor pode levar apenas um papel com colinha para as Eleição 2024 – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

Como fazer colinha para as Eleições 2024?

Para facilitar ainda mais esse processo, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) oferece modelos prontos de colinha para as Eleições 2024 que podem ser baixados e impressos pelo eleitor.

Essas anotações são personalizadas segundo as cidades (capital ou interior do estado) e facilitam a organização dos eleitores. Clique nos links abaixo para fazer o download da colinha.

Após baixar o arquivo em PDF, basta imprimir, colocar os números dos candidatos a prefeito ou vereador e levar para a cabine de votação.

×

Leia Mais

No caso de Belo Horizonte, a colinha para as Eleições 2024 é diferente porque na capital mineira haverá uma terceira votação em razão da consulta popular sobre a mudança da bandeira da capital.

Com isso, o eleitor deverá responder SIM ou NÃO para a pergunta: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”

O eleitor ainda terá a opção de anular o voto para o referendo, digitando qualquer outra tecla, ou clicar em BRANCO, para se abster de opinar.

Veja as últimas notícias sobre as Eleições 2024!

Colinha para as Eleições 2024
Justiça Eleitoral recomenda aos eleitores levar uma colinha para as Eleições 2024 – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

Ordem de votação

No dia da eleição, a ordem de votação na urna eletrônica será:

1º Vereador: O eleitor deve digitar os cinco dígitos correspondentes ao candidato. Os dois primeiros números referem-se ao partido político e os três últimos identificam o candidato.

2º Prefeito: O voto para prefeito requer a digitação de dois dígitos.

Após registrar o último voto, a urna exibirá a palavra “FIM”, indicando que a votação foi concluída com sucesso.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp 

O que pode e o que não pode?

Ainda segundo o TRE-MG, apesar de ser permitido o uso da colinha para as Eleições 2024, as regras são rígidas sobre o que pode ser levado para a cabine de votação. Veja quais são elas:

  • É permitido levar apenas um papel com as anotações dos candidatos
  • O uso de celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer dispositivo eletrônico dentro da cabine é proibido, mesmo desligados. 

O primeiro turno do pleito municipal ocorre no dia 6 de outubro.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!