Clube Atlético Patrocinense: da ascensão nos anos 90 à tentativa de retomar o protagonismo

Fundado em 1954, o clube mineiro viveu altos e baixos ao longo de sua história, enfrentando desafios dentro e fora de campo

01/10/2024 ÀS 14H51
- Atualizado Há 6 dias atrás

O Clube Atlético Patrocinense (CAP), da cidade de Patrocínio, é uma equipe com uma trajetória marcada por momentos de glória e, ao mesmo tempo, preocupação. Fundado em 19 de março de 1954, o clube ganhou destaque no início dos anos 90, quando chegou a disputar a primeira divisão do Campeonato Mineiro. Com o Estádio Municipal Pedro Alves do Nascimento como casa, o CAP passou a atrair torcedores e a fortalecer sua presença no cenário estadual.

Entre suas principais conquistas estão o Campeonato Mineiro Módulo II em 2017 e a Segunda Divisão do campeonato em 2000.

Jogadores da Patrocinense
Em 2017, o Patrocinense conquistou o Campeonato Mineiro Módulo II – Foto: Redes Sociais/Patrocinense/Gilber Barros

No entanto, a história do Patrocinense também é marcada por dificuldades financeiras. Em 2005, após um rebaixamento no Módulo II do Mineiro, o clube acumulou apenas um ponto durante a competição e, sem conseguir quitar suas dívidas, fechou o seu centro de treinamento, o Centro Olímpico Ninho d’Águia, ficando fora da Segunda Divisão no ano seguinte.

Acompanhe as últimas notícias de Patrocínio!

Busca de modernização

O CAP também busca se modernizar ao longo dos anos. Em dezembro de 2020, a direção do clube lançou um concurso para a escolha de seu novo escudo, em uma tentativa de revitalizar sua imagem.

O vencedor foi Danilo Costa, um artista local, que trouxe um novo visual ao time de Patrocínio.

Escudo do Patrocinense e o estádio Pedro Alves do Nascimento ao fundo
É o pior momento do Patrocinense nos últimos anos – Foto: Redes Sociais/Patrocinense/opratess

2024: um ano para esquecer

Lanterna do Grupo G do Campeonato Brasileiro Série D deste ano, o Patrocinense enfrenta um dos momentos mais delicados de sua história recente. Além do desempenho aquém dentro de campo, o clube mineiro se vê no centro de uma tempestade de investigações.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O clube deixou de ser observado atentamente apenas pelos torcedores, agora o clube se encontra sob os holofotes também da Polícia Federal na Operação Jogo Limpo.

Polícia Federal
A CBF e a PF firmaram uma parceria para combater a manipulação de resultados no futebol brasileiro – Foto: Reprodução/PF

A investigação aponta para uma possível manipulação no jogo contra o Inter de Limeira-SP, que aconteceu no dia 1º de junho. Relatórios da SportRadar, empresa especializada em monitoramento de apostas, indicaram movimentações atípicas que sugerem que o resultado da partida pode ter sido manipulado.

A ação policial resultou em 11 mandados de busca e apreensão, sendo alguns cumpridos na própria cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba. A direção do Patrocinense prontamente atendeu aos pedidos das autoridades, negando qualquer envolvimento de membros da atual diretoria, comissão técnica ou jogadores com as suspeitas levantadas.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!