Chuva e calor marcam o tempo no Triângulo Mineiro e região em dezembro

INMET e climatologistas preveem chuvas irregulares em Minas Gerais; temperaturas ainda poderão ultrapassar os 30ºC

, em Uberlândia

-

O mês de dezembro iniciou no último domingo (1º) com a combinação de altas temperaturas e chuvas em diversas regiões de Minas Gerais.

Segundo as previsões do tempo no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, temperaturas elevadas e o alerta para chuvas e tempestades têm sido constantes, e a previsão é de que esse fenômeno se estenda ao longo do mês, com a chegada do verão.

➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia

Céu de Uberlândia com nuvens
Altas temperaturas ainda podem ocorrer no decorrer de dezembro – Foto: Kauê Altrão

Tempo no Triângulo Mineiro

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dezembro será marcado pelo aumento da umidade no solo, uma característica típica da região nesta época do ano, devido à expectativa de chuvas mais frequentes.

O climatologista Denis William adverte que a distribuição das chuvas será irregular no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

“A chuva estará mal distribuída. Em locais do Alto Paranaíba, os volumes de precipitação devem ser um pouco acima da média climatológica do mês de dezembro. No entanto, em cidades como Uberlândia e Araguari, a quantidade de chuva será um pouco abaixo”, explicou.

Segundo Denis, as chuvas previstas para dezembro serão aleatórias, podendo ocorrer um dia, outro não, mas a partir do dia 14 devem ocorrer com mais frequência ao longo dos dias.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

tempo no Triângulo Mineiro
Chuvas em Minas Gerais devem ocorrer com frequência ao longo do mês, segundo a previsão do tempo no Triângulo Mineiro – Segundo Crédito: Climate Forecast System (CFS)/ Reprodução

Veja também:
• Defesa Civil e comerciantes propõem núcleo de proteção para avenida Rondon Pacheco
• Saiba como agir ao ser surpreendido por uma enchente ou alagamento

A climatologista Alcione Wagner também reforça a previsão de chuvas e alerta para o aumento da possibilidade de precipitações em determinados períodos do dia.

“O mês de dezembro é o segundo mais chuvoso do ano na nossa região, e há uma grande chance de chuvas, especialmente no final da tarde e início da noite”, explicou.

Quanto às temperaturas, apesar das chuvas, os termômetros devem registrar máximas acima da média, ultrapassando os 30 °C em diversas localidades. O Inmet ainda emite alerta para dias de “calor excessivo”, que será potencializado pela alta umidade do ar.

Alerta laranja

Ainda conforme o Inmet, para esta terça-feira (3), diversas regiões de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais estão sob alerta de “Perigo Potencial” e “Perigo”.

Segundo notificado, há possibilidade para chuvas intensas e tempestades. Os avisos se estendem até o fim da manhã de quarta-feira (4).

Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60–100 km/h), e queda de granizo. Ainda há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos pela região.