Canil dos Bombeiros de Uberaba é referência em Minas Gerais
Fundado em 2008, pelotão de busca, resgate e salvamento com cães auxilia na criação de outros canis no interior do estado
-
O Canil dos Bombeiros de Uberaba é considerado uma referência para toda a corporação no estado de Minas Gerais. A unidade conta atualmente com oito cães farejadores, treinados diariamente para a busca de pessoas desaparecidas ou perdidas.
Em funcionamento desde 2008, o canil do Triângulo Mineiro tem participação em grandes missões no país e também tem auxiliado na implantação de novas unidades no estado.
📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Primeiro canil dos bombeiros instituído oficialmente no interior do estado, a unidade de Uberaba tem auxiliado na criação de novas equipes especializadas em Minas Gerais.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem seis canis em funcionamento: Belo Horizonte, Uberaba, Montes Claros, Varginha, Governador Valadares e Juiz de Fora (em fase de início da atividade).
Em Uberaba, a equipe de pets conta hoje com oito cães farejadores: Agnês, Cheise e Heley (na ativa); Xamã, Flecha, Anjo e Santo (em treinamento); e Bravus (que em breve irá se aposentar por problemas de saúde).
Cada cão tem um bombeiro militar específico como seu condutor. Os treinamentos são realizados nas dependências do próprio pelotão e também em área externa. O canil está localizado no Centro de Treinamento de Uberaba, no bairro Univerdecidade.
LEIA MAIS:
• Bombeiros heróis salvam cães de incêndio em apartamento em Uberaba
• Corpo de Bombeiros salva mico-sagui, gavião-carcará e lagarto teiú em Uberaba
História do canil de Uberaba
Fundado em 2008, se consolidou como uma das principais referências em Minas Gerais no treinamento e uso de cães de trabalho.
Reconhecido por sua excelência, o local formou binômios (dupla de cão e condutor) certificados nacionalmente, que atuaram em grandes desastres como os rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho, além de missões no Rio Grande do Sul.
➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberaba
A implantação do canil contou com o empenho de importantes bombeiros militares, com destaque para os coronéis Mateus Queiroz Correia, André Humia Casarim, Rubens da Cruz e Ricardo Marisguia Mendes; além do sargento Thales Marcelo Rufino.
Em Uberaba, os cães são acomodados em boxes que oferecem áreas cobertas, protegidas contra intempéries, e espaços abertos, conhecidos como solários, onde podem tomar sol. Cada animal tem um espaço individualizado.
Desde sua criação, a unidade no Triângulo Mineiro tem contribuído para o desenvolvimento de outras unidades no Estado, em conjunto com o Canil Central de Belo Horizonte. O apoio inclui assessoria técnica, visitas e treinamentos para militares que ingressam na atividade.

Área de abrangência e futuro do canil dos bombeiros de Uberaba
O canil de Uberaba atende 85 cidades mineiras, nas regiões do Triângulo Sul, Triângulo Norte, Alto Paranaíba e Noroeste. Entre os municípios atendido pela unidade de Uberaba, estão Uberlândia, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Unaí, Paracatu, Frutal, Iturama e João Pinheiro.
Há planos para a modernização da estrutura do canil. O projeto, que inclui estudos de solo, prevê a construção de novas instalações, com melhorias que devem ampliar ainda mais a capacidade e a eficiência do serviço, está em fase de aprovação.