Brasileirão chega em reta final com disputa acirrada pelo título

Vice Palmeiras está a dois pontos do líder Botafogo e luta pelo tíulo do Brasileirão 2024

, em Uberlândia

O Campeonato Brasileiro de 2024 (Brasileirão) está chegando ao fim. Com 38 rodadas, os 20 times disputam desde abril pelo tão sonhado título e a permanência na série A. Nesta quarta-feira (20), os times se enfrentaram pela 34ª rodada e agora Palmeiras e Botafogo entram em uma disputa acirrada pelo taça.

➡️ Acompanhe as últimas notícias da região

A 38ª rodada do Brasileirão será no dia 08 de dezembro - Crédito: Ramon Lisboa/EM/D.A Press
A 38ª rodada do Brasileirão será no dia 08 de dezembro — Crédito: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

O Palmeiras no Brasileirão 2024

O Palmeiras está com a liderança do Campeonato Brasileiro ao seu alcance, dependendo apenas de seus próprios resultados para ser campeão.

Após a vitória sobre o Bahia e o empate do Botafogo contra o Atlético-MG na última quarta-feira (20), o time de Abel Ferreira pode garantir o título se vencer seus próximos jogos, sem precisar contar com um tropeço do líder.

O confronto direto entre as duas equipes, na próxima terça-feira (26), será crucial para definir o futuro da disputa pela taça.

O técnico Abel Ferreira reforça no elenco do Palmeiras a importância de focar apenas nas vitórias, em vez de se preocupar com os adversários.

Essa mentalidade foi fundamental para a arrancada que levou o time ao bicampeonato brasileiro em 2023. Segundo o treinador, o mais importante é que o Verdão concentre suas forças em conquistar os pontos necessários, sem ficar obcecado pelos outros clubes.

Leia mais: 

 

O Botafogo no Brasileirão 2024

O Botafogo está ciente da importância de suas “finais” até o fim de 2024, com o primeiro desafio sendo contra o Vitória neste sábado (23), no Rio de Janeiro.

O time, que lidera o Campeonato Brasileiro com 69 pontos, quer manter a distância para o Palmeiras (que está logo atrás com 67 pontos) e, ao mesmo tempo, melhorar seu desempenho contra clubes que estão na luta contra o rebaixamento.

Em 34 rodadas, o Glorioso tem um aproveitamento de 67% (69 pontos de 102 possíveis), mas perdeu 42% dos pontos contra times atualmente na zona de rebaixamento ou próximos dela.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Em especial, o Botafogo sofreu derrotas contra Juventude (15º) e Criciúma (17º) e empatou com outros times da parte inferior da tabela, como Cuiabá e Athletico, o que reflete a necessidade de melhorar seu desempenho contra adversários que lutam contra o Z4.

O confronto contra o Vitória é crucial para a manutenção da liderança e para corrigir essas falhas contra equipes em situação complicada na competição.

Confira a tabela do Brasileirão 2024

  1. Botafogo – 69 pontos
  2. Palmeiras – 67 pontos
  3. Fortaleza – 63 pontos
  4. Flamengo – 62 pontos
  5. Internacional – 62 pontos
  6. São Paulo – 58 pontos
  7. Cruzeiro – 47 pontos
  8. Bahia – 46 pontos
  9. Corinthians – 44 pontos
  10. Vasco da Gama – 43 pontos
  11. Atlético-MG – 43 pontos
  12. EC Vitória – 41 pontos
  13. Grêmio – 40 pontos
  14. Athletico-PR – 40 pontos
  15. Juventude – 38 pontos
  16. Fluminense – 37 pontos
  17. Criciúma – 37 pontos
  18. Bragantino – 37 pontos
  19. Cuiabá – 29 pontos
  20. Atlético-GO – 26 pontos

Como funciona o Brasileirão

O Campeonato Brasileiro adota o formato de pontos corridos, com 38 rodadas, divididas em duas partes: 19 jogos no primeiro turno e 19 no returno.

Cada clube disputa jogos dentro e fora de casa, e o vencedor é o time que somar mais pontos ao longo das rodadas. Os quatro últimos colocados são rebaixados para a segunda divisão.

Em caso de empate de pontos entre duas equipes, os critérios de desempate são aplicados na seguinte ordem:

  • Maior número de vitórias;
  • Maior saldo de gols;
  • Maior número de gols marcados;
  • Confronto direto (soma dos resultados dos jogos de ida e volta);
  • Menor número de cartões vermelhos recebidos;
  • Menor número de cartões amarelos recebidos;
  • Sorteio;

As vagas para competições internacionais, como as Copas Libertadores e Sul-Americana, são definidas pela posição final no Campeonato Brasileiro.

Os seis primeiros colocados garantem vaga na Libertadores, com os quatro melhores indo diretamente para a Fase de Grupos e os dois seguintes entrando na Fase Preliminar.

Caso clubes conquistem vaga na Libertadores de 2025 através da Libertadores ou Sul-Americana de 2024, ou por meio do Campeonato Brasileiro, ou Copa do Brasil, o número de representantes brasileiros pode chegar a oito. A Sul-Americana terá os seis mais bem colocados do Brasileirão, excluindo os já classificados para a Libertadores.