BookTok e BookGram: a têndencia que mudou o hábito de leitura da geração ‘Z’

Influênciadores fazem resenhas e utilizam de histórias descontraídas no BookTok e BookGram para conquistar o público leitor

, em Uberlândia
10/10/2024 ÀS 13H39
- Atualizado Há 3 horas atrás

A tecnologia e as redes sociais abriram espaço para que muitas pessoas fossem a público gravar sobre assuntos de seu interesse. E os livros não ficaram de fora das tendências.

O hábito da leitura, se cultivado durante a infância, acompanha milhares de pessoas, mas agora a geração Z desenvolve esse hábito em uma idade mais avançada.

O que são BookTok e BookGram?

O BookTok e o BookGram são tendências do momento, em que os fãs de literatura gravam vídeos fazendo resenhas e utilizam histórias descontraídas para ganhar a atenção do público. Esse termo é a junção da palavra ‘book’ (livro), ‘tok’ (rede social TikTok) e ‘gram’ (rede social Instagram)

Booktok e Bookgram se tornaram tendências durante a pandemia / Crédito: Paranaiba Mais/ Kauê Altrão
Booktok e Bookgram se tornaram tendências durante a pandemia – Crédito: Kauê Altrão

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Aos olhos do leitor

“Quando eu vejo a pessoa falando sobre o livro, ela mostrando a estante dela,  aquele vídeo todo “bonitinho”, dá vontade de ter aquilo também. De entrar naquele mundo.”

A estudante Carolina Lemos foi uma das pessoas que se encontrou no mundo da leitura por influência das redes sociais: “O TikTok, de fato, moldou meu hábito de leitura. Antes, eu não lia muito, só textos e artigos acadêmicos. E aí, quando comecei a ver vídeos de livros no TikTok, me abri muito para perceber que podia ler coisas que eu gostava, no geral. Então, eu acho que o TikTok me deu essa abertura”, conta.

Mas, engana-se quem pensa que é apenas ‘sentar e gravar’.

Por conta do aumento do número de influenciadores, muitos tiveram que inovar nas suas ideias e fazer com que seus vídeos tenham um diferencial: “Eu acho que, além dos livros, é muito sobre questões visuais. Aqueles vídeos que têm a música de fundo, que mostram o livro, que mostram a estante, que fazem a gente sentir vontade de entrar naquele mundo ali, de ter aquele tanto de livros”, explica Carolina.

Por outro lado, a estudante Fernanda Pugliero já possuía o hábito, mas o TikTok fez com que seu contato com os livros aumentasse: “Depois do TikTok, consegui descobrir livros muito mais facilmente, passei a me interessar cada vez mais e consumir esse conteúdo”, explica.

Para Fernanda, assim como para Carolina, a facilidade, agilidade e dinamismo de encontrar indicações são o diferencial das plataformas: “Muitas vezes, já mencionam que se você leu determinado livro, pode gostar de outro. Além disso, muitos vídeos contam a sinopse de uma forma instigante, mais do que aquelas encontradas no Google ou nos próprios livros”, conta.

As indicações também vão além de uma simples tendência. O BookTok e BookGram já influenciam até páginas de outras redes sociais, como grupos do WhatsApp e contas no Twitter.

“Acredito que a tendência veio para ficar. Através do TikTok já vi surgir vários grupos de livros, tanto de indicações como de promoções. Além disso, sinto que os vídeos da plataforma trazem uma proximidade com o público e uma certa confiança nas indicações, isso acaba atraindo muitas pessoas.”

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Rede social literária

Clara Campos, estudante de psicologia que reside em Ribeirão Preto, criou seu instagram literário em 2022 e segue com conteúdos até hoje. @Livrandovoce mistura o amor de Clara aos livros com seu lado fã.

“O hábito da leitura começou quando eu era bem nova e eu sempre comentei sobre os livros que eu lia com meus amigos e minha família. Foi a partir deles que veio a ideia de compartilhar esse conteúdo na internet. Eles são até hoje minha maior fonte de apoio.”

Clara, ainda concorda com as meninas sobre a importância da identidade visual diante do público: “Eu tento ao máximo diversificar o meu estilo.  Mesmo que seja um post mais simples, gosto de fazer algo bonitinho, que atraia a atenção.”, conta a estudante.

Ela também acredita que criar conteúdo nas redes é algo que demanda muito tempo, energia e atenção do criador. A estudante tenta equilibrar isso com sua vida pessoal e profissional, considerando que faz faculdade, o que também consome muito do seu tempo. Para ela, a chave é o equilíbrio.

Quando Clara tem mais tempo, dedica-se mais às redes; quando tem menos, procura ser o mais sincera possível com seu público, explicando a diminuição de posts, por exemplo.

“A criação de um conteúdo original é bem complicada, é nem sempre o engajamento é o esperado. Mas, por outro lado, isso ajuda muito a direcionar o conteúdo.”

Clara sempre procura inovar nos posts / Crédito: Reprodução / Instagram / @livrandovoce
Clara sempre procura inovar nos posts / Crédito: Reprodução / Instagram / @livrandovoce

Estão em alta no BookTok e BookGram:

  • Imperfeitos (Christina Lauren)
  • É Assim que Acaba (Colleen Hoover)
  • Amor, teoricamente (Ali Hazelwood)
  • Leitura de verão (Emily Henry)
  • A empregada – Livro 1 (Freida McFadden)
  • Melhor do que nos filmes (Lynn Painter)

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