Inicio

Bactéria comedora de carne: conheça a infecção que pode evoluir em apenas 4 horas

Causada pelo microrganismo Vibrio vulnificus, a bactéria vive na água, principalmente nas costas e em animais marinhos, como os frutos do mar

24/06/2024 ÀS 13H41

- Atualizado Há 6 dias atrás

O caso da mulher que precisou passar por cirurgia para retirar a bactéria comedora de carne da perna viralizou na internet nos últimos dias.

Louise Fawcett, de 58 anos, vive na Inglaterra, e contraiu a bactéria após machucar o tornozelo no jardim de sua casa. Ela havia se ferido com a ponta de telhas quando começou a sentir a perna inchar.

Mulher estava com a bacteria comedora de carne.
Mulher precisou passar por cirurgia para retirar a bactéria comedora de carne da perna. – Foto: Freepik

A mulher acreditou ser uma lesão comum e não uma infecção. Foi ao médico quando acordou suando frio.

Louise ficou internada por semanas e precisou passar por cirurgias.

O que é a bactéria comedora de carne?

A bactéria comedora de carne é causada pela Vibrio vulnificus, que vive na água, principalmente nas costas e em animais marinhos, como frutos do mar, ostras e peixes, por exemplo. É encontrada, principalmente, onde rios encontram o mar.

A Vibrio vulnificus é conhecida como comedora de carne porque pode evoluir para uma fasciíte necrosante, condição que causa decomposição do tecido.

Como ocorre a infecção da bactéria comedora de carne?

A infecção acontece após a ingestão de produtos do mar crus ou mal cozidos, por contaminação cruzada no preparo de alimentos ou na higienização com água do mar.

A contaminação também pode ocorrer por meio de feridas abertas, seja em contato direto com a água do mar ou por lesões causadas durante o manuseio de frutos do mar.

Quais são os sintomas da bactéria comedora de carne?

Os principais sintomas em pessoas saudáveis são febre, diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Em grupos mais suscetíveis, como crianças, gestantes e idosos, a infecção pode causar sepse.

Quando uma ferida é infectada, ela apresenta inflamação no local que pode progredir para celulite, lesões vasculares e necrose. Em alguns casos, pode ser necessário amputar para evitar a disseminação para outras partes do corpo.

Em vídeo divulgado no canal do YouTube ‘Mundo da Infectologia’, a Dra. Renata Beranger explica qual o período de incubação e o início dos sintomas, a depender do caso.

Nos casos de infecção em feridas, os sintomas podem aparecer em apenas 4 horas.

Como é realizado o diagnóstico da bactéria comedora de carne?

O diagnóstico pode ser feito através do isolamento da bactéria no sangue, nas fezes ou nas feridas.

Qual é o tratamento da bactéria comedora de carne?

O tratamento é feito com antimicrobianos e, quando existem feridas infectadas, é necessária intervenção cirúrgica.

Sem tratamento, a bactéria pode levar à morte.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!