Inicio

Mais de 150 mil clientes da Cemig sofreram com desligamentos provocados por pipas em 2024

Ocorrências causadas por pipas aumentaram em 50% no mês de maio, segundo a Cemig

25/06/2024 ÀS 06H30

- Atualizado Há 1 semana atrás

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tem observado um aumento significativo no número de clientes que tiveram o serviço de energia interrompido devido a incidentes envolvendo pipas.

Segundo dados recentes, somente em maio de 2024, aproximadamente 53 mil unidades consumidoras foram afetadas, representando um acréscimo de 50% em comparação aos quatro meses anteriores.

Desde o início do ano, mais de 150 mil clientes da Cemig enfrentaram interrupções no fornecimento de energia devido a 672 ocorrências relacionadas às brincadeiras com pipas.

Regiões como o Triângulo e Noroeste de Minas foram afetadas com 82 incidentes registrados, o que impactou cerca de 22 mil unidades consumidoras.

Pipa em poste, prejudicando clientes que tiveram o serviço de energia interrompido da Cemig
A lei 23.515/2019 proíbe a utilização de cerol ou linha chilena no estado – Foto: Freepik

O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar, destaca que soltar pipas não é o problema em si, mas sim a falta de conscientização sobre os locais apropriados para essa prática.

Ele adverte que o uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena, representa um perigo sério, podendo ocasionar acidentes tanto para os praticantes quanto para terceiros: “Soltar pipa é uma atividade lúdica e que as crianças e jovens gostam muito. Mas é importante que se tenha consciência de que a brincadeira deve ser realizada em áreas abertas e sem rede elétrica, pois pode causar acidentes graves ou provocar interrupções no fornecimento de energia e prejudicar muitos clientes”, ressalta Aguiar.

×

Leia Mais

O engenheiro da Cemig também salienta que, com a proximidade das férias escolares e o aumento dos ventos característicos da transição para o inverno, a incidência de acidentes tende a aumentar nos próximos meses.

Além das interrupções no fornecimento de energia da Cemig, a utilização de cerol e linha chilena é ilegal em Minas Gerais desde 2019, devido aos perigos de acidentes fatais.

Recentemente, um incidente na MG-010 resultou na morte de um homem de 23 anos, evidenciando os riscos associados a esses materiais.

Diante dos números alarmantes de ocorrências registradas até o momento desta reportagem em 2024, autoridades e especialistas reforçam a necessidade de cumprimento das normas de segurança e o respeito às leis vigentes para evitar novos incidentes envolvendo pipas e redes elétricas.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!