Inicio

Atrativos turísticos: saiba como funcionará novo modelo de gestão do Parque Estadual do Pau Furado

Ciclismo, atividades aquáticas e rapel estão entre as opções de potencial turístico previstas para a Unidade de Conservação (UC) em Uberlândia

29/06/2024 ÀS 12H35

- Atualizado Há 3 dias atrás

A partir de um acordo inédito entre o Governo de Minas Gerais e a Angá, organização sem fins lucrativos de Uberlândia, a gestão do Parque Estadual do Pau Furado (PEPF) passou a ser compartilhada entre a Angá e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). A decisão aconteceu ainda no início do mês de junho, durante a Semana do meio Ambiente e faz parte do Programa de Concessão em Parques Estaduais. 

Na manhã da última terça-feira (25), a organização realizou algumas das primeiras visitas técnicas para verificar as potencialidades do parque e a infraestrutura. O diagnóstico deve durar de dois a três meses, para ser feito um planejamento de sustentabilidade econômica e assim ocorra a busca de parceiros para as ações de aprimoramento no local. 

Equipe da Angá realizou na manhã de terça-feira (25) a primeira visitação técnica ao Parque Estadual do Pau Furado
Equipe da Angá realizou na manhã de terça-feira (25) a primeira visitação técnica ao Parque Estadual do Pau Furado – Foto: Angá/ Instagram/ Reprodução

Gestão das áreas e atividades públicas

Localizado entre os municípios de Uberlândia e Araguari, o Parque do Pau Furado é um importante abrigo para a biodiversidade regional e recebe visitantes de diversas pessoas da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, que buscam estar em contato direto com a natureza.

Segundo o diretor de sustentabilidade da Angá, Gustavo Malacco, a parceria visa otimizar o cuidado dos recursos disponíveis na área enquanto promove o desenvolvimento sustentável do parque. 

A parceria tem uma finalidade, a qual é aprimorar a gestão do Parque Estadual do pau Furado. Mas no que, especificamente? No auxílio, no ordenamento e execução das atividades de uso público. Seriam nas atividades de lazer, turismo e a gestão de visitação no parque”, contou. 

A iniciativa do PARC visa, justamente, realizar parcerias que possam garantir um aproveitamento sustentável das potencialidades econômicas existentes.

Desse modo, a Angá, com experiência em projetos socioambientais e culturais, terá como foco a administração e controle das atividades públicas, como as trilhas, ações de educação ambiental e eventos, além da execução de novas opções futuramente, estimulando o turismo. As ações buscarão converter os ganhos em investimentos para o parque e à comunidade regional. 

No entanto, segundo o diretor, não significa que, no momento, as atividades serão cobradas, mas que o investimento acontecerá, principalmente, por meio da busca de parcerias privadas e fomentos públicos.

A ação, diretamente, diversifica as oportunidades de contato com a natureza e amplia o acesso da sociedade às áreas naturais protegidas do Estado.

 

Atrações turísticas do Parque Estadual do Pau Furado

Segundo o Instituto Estadual de Florestas, atualmente, o parque oferece diversas experiências recreativas e de lazer em contato com a natureza, com trilhas de curto e médio percurso para caminhantes e ciclistas, cachoeiras, e um Curral de Pedra de importância histórica e cultural. Confira abaixo:

  • Curral de Pedra: antiga construção erguida manualmente por escravos a partir de rochas. Testemunha da história e da cultura regional. Apresenta vestígios de mamíferos de grande porte. Situa-se ao lado do córrego do Marimbondo.
  • Trilha da Cachoeira do Marimbondo (50m): caminhada de 897 metros de extensão, margeando o Córrego do Marimbondo até a Cachoeira do Marimbondo, com seus 20 metros de altura e beleza. Grau de dificuldade: médio.
  • Trilha da Cachoeira Terra Branca (1h30): desbrave 1,9 km em meio à natureza exuberante, iniciando na sede do parque. Alcance o topo e deslumbre-se com a vista panorâmica da unidade. No final, encontre a Cachoeira Terra Branca, perfeita para apreciar a beleza natural (banho não permitido). Grau de dificuldade: alto.
  • Trilha do Angico (30m): passeio de 1 km em meio a um bosque de aroeiras, um refúgio de paz para ouvir os sons da natureza. Conheça o imponente Angico, árvore com propriedades medicinais e um dos destaques do local. A trilha termina em locais para banho e descanso no Rio Araguari, ideal para recarregar as energias. Grau de dificuldade: baixo.
  • Trilha do Curral de Pedra (2h): jornada de 2,1 km com início na ponte próxima ao Córrego do Marimbondo. Encante-se com a gameleira gigante, um dos principais atrativos do local, com seu porte imponente e raízes majestosas. Grau de dificuldade: alto.
  • Trilha do Marimbondo (30m): caminhada de 500 metros que te levará a outras trilhas, como a da Cachoeira do Marimbondo e do Curral de Pedra. O trajeto inicia no pomar, passa por áreas erodidas e canais de água, terminando na ponte com sua bifurcação. Apesar de curta, a declividade exige atenção. Grau de dificuldade: médio.
Equipe da Angá realizou na manhã de terça-feira (25) a primeira visitação técnica ao Parque Estadual do Pau Furado
Equipe da Angá realizou na manhã de terça-feira (25) a primeira visitação técnica ao Parque Estadual do Pau Furado – Foto: Angá/ Instagram/ Reprodução

Além destas, ainda em 2023, durante as reuniões de esclarecimento de dúvidas para a abertura do edital, que no momento ainda buscariam o futuro parceiro, o especialista em políticas públicas e gestão governamental Daniel Marques, e a assessora do Núcleo de Projetos Especiais, Julia Laborne, ambos do IEF, comentaram sobre as possíveis futuras atividades a serem implementadas, futuramente.

Entre as atividades com potencial turístico a serem desenvolvidas no parque estão: ciclismo, atividades aquáticas, rapel e campismo, além das já existentes como caminhadas, contemplação, observação de aves, entre outras” compartilharam.

×

Leia Mais

Educação ambiental

O Parque Estadual do Pau Furado possui 2.186 hectares de extensão, entre os municípios de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro. 

O nome “Pau Furado” faz menção a uma grande gameleira localizada à margem do Rio Araguari, que era referência para travessia de tropeiros entre Minas Gerais e Goiás. Um grande furo na árvore utilizado para a coleta de látex fez com que ela ganhasse o nome peculiar e se tornasse um ponto de referência para toda a região.

Criado em 2007, o PEPF tem um compromisso fundamental: proteger a rica biodiversidade da região, incluindo florestas de galeria, ciliares, estacionais decíduas e semidecíduas, cerradão e cerrado senso restrito.

Mais de 932 espécies de fauna e flora já foram registradas no PEPF, incluindo diversas ameaçadas de extinção. 

Entre as espécies habitantes, encontra-se a aroeira-da-terra, a onça-parda, a raposa-do-campo, o lobo-guará, a jaguatirica, o tamanduá-bandeira, o veado-mateiro, a arara-canindé, a maritaca, a cabeça-seca, o canário-da-terra e a andorinha-de-coleira.

Um dos objetivos da parceria é que, com o aumento das visitações, a comunidade passe também a se preocupar com o zelo pelo meio ambiente, os animais e com o parque — auxiliando na fiscalização e cobrança de ações das autoridades locais e em âmbitos maiores, pelo prol da natureza.

Parque Estadual do Pau Furado abriga diversas espécies que necessitam de proteção ambiental
Parque Estadual do Pau Furado abriga diversas espécies que necessitam de proteção ambiental – Foto: Isabelle Damasceno/ Instagram/ Reprodução

Programa de Concessão em Parques Estaduais

Lançado pelo Governo de Minas em 11 de abril de 2019, o PARC visa inovar na gestão das áreas protegidas de Minas Gerais. O programa busca atrair investimentos, gerar empregos, ampliar recursos para a conservação ambiental e aumentar a conscientização sobre a importância das áreas verdes para a qualidade de vida atual e futura.

O objetivo principal é desenvolver parcerias e concessões ambientais para aprimorar e diversificar os serviços turísticos nas Unidades de Conservação (UC’s) estaduais, garantindo a eficiência na gestão, conservação da biodiversidade, e gerando benefícios sociais e econômicos para as comunidades locais.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!