Atletas brasileiros para ficar de olho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Rayssa Leal, Hugo Calderano, Rebeca Andrade, Alison dos Santos e Isaquias Queiroz são algumas das grandes esperanças do Brasil

24/07/2024 ÀS 07H00
- Atualizado Há 2 meses atrás

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 prometem ser um espetáculo de talentos, e os atletas brasileiros estão prontos para brilhar e buscar a tão sonhada medalha de ouro.

Entre os diversos talentos que compõem a delegação brasileira, estão Rayssa Leal no skate, Isaquias Queiroz na canoagem, Rebeca Andrade na ginástica artística, Alison dos Santos no atletismo (400m com barreiras) e Hugo Calderano no tênis de mesa.

×

Leia Mais

Cada um desses atletas tem um histórico de conquistas impressionantes e uma trajetória marcada por dedicação e superação.

Rayssa Leal

A “Fadinha do Skate”, Rayssa Leal já encantou o mundo com sua habilidade na pista e simpatia nos bastidores. A jovem skatista, que conquistou a medalha de prata em Tóquio 2020, aos 13 anos, agora segue em busca do ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.

Rayssa Leal levantando troféu
Rayssa Leal foi medalhista de prata nas olimpíadas com apenas 13 anos – Foto: Reprodução/SLS

Por meio da Confederação Brasileira de Skateboarding, Rayssa Leal expressou sua expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris:

“Estou muito feliz em poder representar o Brasil na minha segunda Olimpíada. Tenho certeza que vai ser ainda mais especial, porque vai ter público assistindo e torcendo para a gente. E sei vai ter um nível de skate feminino mais alto ainda. Será bem legal!”, comenta Rayssa Leal.

Com apenas 16 anos, Rayssa coleciona títulos e é considerada por especialistas como uma das maiores promessas do esporte.

Isaquias Queiroz

Isaquias é outro atleta de destaque para ficar de olho nos Jogos Olímpicos de Paris. Canoísta experiente, Isaquias Queiroz ostenta um currículo de tirar o fôlego. Dono de quatro medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, o atleta busca repetir o feito em Paris. Isaquias é o atual Campeão Olímpico do C1M1000m.

Isaquias Queiroz é um dos favoritos para conquistar medalha nos Jogos Olímpicos de Paris
Isaquias será porta-bandeira do Brasil na cerimônia de aberturas do Jogos Olímpicos de Paris 2024 – Foto: William Lucas/COB

Isaquias se vê mais maduro e preparado para os Jogos Olímpicos de Paris:

“Me sinto muito maduro e posso saborear o período olímpico mais do que antes. Acho que será muito bom em Paris, principalmente porque terei minha esposa e meus dois filhos ao meu lado me observando de perto, algo que não pude ter em Tóquio. Terei mais energia enquanto lutar na água, sabendo que eles estarão bem ao meu lado”, afirma.

Além de se mostrar mais experiente, Isaquias revela confiança para os jogos:

“Estamos muito bem, muito preparados e totalmente focados em conquistar medalhas. Temos um plano com o técnico Lauro Pinda, uma metodologia de trabalho e seguimos firmes. Claro que é sempre preciso mudar ou melhorar e ele fez isso, mas seguimos um plano de trabalho que já deu resultados desde que comecei a treinar com Jesus Morlan. Acho que será uma grande edição dos Jogos Olímpicos para mim.”

Sua força, técnica e determinação o colocam como um dos principais favoritos nas provas de C1 1000m e C2 500m.

O canoísta foi um dos escolhidos para ser porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura.

Rebeca Andrade

Rebeca Andrade é a ginasta brasileira mais premiada da história. Em Tóquio 2020, conquistou a prata no individual geral e o ouro no salto.

Com movimentos precisos, elegantes e que tiram o sorriso do público, Rebeca se prepara para mais uma vez subir ao pódio nos Jogos Olímpicos de Paris.

Rebeca Andrade segurando medalha
Rebeca Andrade será homenageada em selo dos Correios – Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Consolidando como um dos maiores ícones do esporte olímpico brasileiro, Rebeca será homenageada em selo dos Correios. A campeã mundial e olímpica será reconhecida com estampa de selo comemorativo, que faz parte da série “Personalidades”.

Alison dos Santos

Apelidado de Piu, Alison dos Santos é a sensação do atletismo brasileiro. Atual campeão mundial dos 400m com barreiras, o atleta tem um desempenho impressionante com sua velocidade e técnica impecáveis.

Alison dos Santos com a bandeira do Brasil
Alison dos Santos encerrou sua preparação olímpica com vitória na Diamond League de Londres – Foto: Wagner Carmo/CBAt

Há poucos dias das olimpíadas, Alison completou neste sábado (20) a prova dos 400 metros com barreiras em 47s18, vencendo pela quinta vez em seis participações. A disputa foi a última antes do Jogos Olímpicos de Paris.

“Estou me sentindo pronto e preparado para a Olimpíada. Sei o que preciso fazer para lutar pelo ouro, então estou muito empolgado. Hoje eu me senti muito bem. Na primeira parte da prova eu forcei bastante, e ainda consegui vencer. Agora vou para Turquia descansar e me preparar para Paris”, afirmou Alison.

Em Paris, Piu busca confirmar seu favoritismo e conquistar o ouro olímpico, coroando uma trajetória meteórica de sucesso.

Hugo Calderano

Hugo Calderano, no tênis de mesa, é uma das grandes esperanças do Brasil em um esporte dominado por asiáticos. Atual número 6 do mundo, Hugo é um forte candidato a ganhar medalha nos Jogos Olímpicos de Paris. O brasileiro vai em busca da primeira medalha olímpica do Brasil no tênis de mesa.

Hugo Calderano
Hugo vai para os Jogos Olímpicos de Paris em busca da primeira medalha de ouro no tênis de mesa – Foto: Wander Roberto/COB

Com mais qualidade e experiência, Hugo Calderano se vê mais confiante para conquistar a tão sonhada medalha de ouro:

“Vou para a minha terceira Olimpíada e, com certeza, é a que tenho mais chances. Na minha primeira, no Rio, eu era por volta de 50 do mundo e consegui ter uma excelente campanha, chegando às oitavas de final”, comentou.

Calderano lembra ainda o quão importante é a experiência passadas nas olimpíadas anteriores:

“Com certeza, sou um jogador mais forte hoje, pois evolui em todos os aspectos do meu jogo. Consegui mais títulos internacionais, tenho mais experiência e estou há bastante tempo entre os melhores do ranking mundial. Essas experiências olímpicas me dão confiança, são um fator positivo e vão me ajudar em Paris”, disse.

Programação para os Jogos Olímpicos de Paris

Anote na sua agenda para não esquecer de acompanhar os astros do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024!

  • Rayssa Leal, a “Fadinha do Skate”, tem estreia marcada para às 7h da manhã (horário de Brasília), no próximo domingo (28).
  • Na canoagem de velocidade, Isaquias Queiroz compete às 5h30 da manhã (horário de Brasília), na terça-feira, 6 de agosto.
  • A maior ginasta brasileira na história, Rebeca Andrade dá ‘start’ nos Jogos Olímpicos de Paris na madrugada deste domingo (28), às 4h30 (horário de Brasília).
  • Alison dos Santos, mais um brasileiro que promete brilhar nas olimpíadas, começa sua jornada às 05h05 (horário de Brasília), em 5 de agosto.
  • Hugo Calderano dá início em sua trajetória nas Olimpíadas às 10h da manhã (horário de Brasília), no próximo sábado (27).

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!