Após quase 3 meses fechado, Parque Estadual do Pau Furado anuncia reabertura

A reserva volta a receber visitantes no dia 1º de dezembro, com restrições para garantir a segurança

, em Uberlândia

-

O Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia, será reaberto ao público a partir de domingo (01), após o fechamento temporário devido aos incêndios que atingiram a área em setembro.

A visitação estará liberada, mas com algumas restrições em relação às trilhas.

➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia

Equipe da Angá realizou na manhã de terça-feira (25) a primeira visitação técnica ao Parque Estadual do Pau Furado
Equipe da Angá realizou na manhã de terça-feira (25) a primeira visitação técnica ao Parque Estadual do Pau Furado — Foto: Angá/ Instagram/ Reprodução

Reabertura do parque

A partir de 1º de dezembro, o Parque Estadual do Pau Furado estará acessível para os visitantes aos sábados, domingos e feriados, das 08h às 16h.

O acesso será permitido até as 12h para a Cachoeira Terra Branca e até as 14h para a Cachoeira Marimbondo. As trilhas que permanecem abertas são:

  • Mirante: 200 metros (ida e volta da sede)
  • Cachoeira Marimbondo: 1,9 km (ida e volta da sede)
  • Cachoeira Terra Branca (parte baixa): 4 km (ida e volta da sede)
  • Curral de Pedras: 3,6 km (ida e volta da sede)

A administração do parque orienta que as trilhas para a Prainha e a parte alta da Cachoeira Terra Branca seguirão fechadas por questões de segurança.

Para grupos institucionais, escolares e acadêmicos, a visitação será permitida de terça a sexta-feira, das 08h às 16h, com agendamento obrigatório.

O limite de visitantes será de 35 pessoas por vez. As reservas devem ser feitas por meio do link disponível nas redes sociais do parque.

LEIA MAIS:

Recuperação da área

Após o incêndio que devastou cerca de 70 hectares da reserva ambiental, a equipe do parque, com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), trabalhou intensamente na recuperação da fauna e flora afetadas.

A restauração das plantas nativas e a reabilitação dos animais resgatados seguem em andamento, e a fauna local está sendo monitorada para garantir a recuperação dos ecossistemas.

Fogo destruiu parte da reserva ambiental em setembro — Crédito: Documentário e Corpo de Bombeiros/Reprodução

Relembre o caso

O Parque Estadual do Pau Furado foi fechado em setembro de 2024 devido a incêndios que afetaram parte significativa da reserva, incluindo a vegetação nativa do cerrado.

Os incêndios começaram no dia 2 de setembro, com dois focos nas imediações do parque, e rapidamente se espalharam para a área interna da reserva.

A atuação de brigadistas, policiais militares e servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi fundamental para conter o fogo, mas os danos foram consideráveis.

A área afetada precisou de um intenso trabalho de restauração, com o plantio de mudas nativas e monitoramento da fauna, incluindo a recuperação de animais que sobreviveram ao incêndio.