Pane no sistema: apagão cibernético global afeta voos, bancos e serviços

Clientes de algumas instituições financeiras relataram que serviços e aplicativos estão fora do ar após apagão cibernético

19/07/2024 ÀS 09H39
- Atualizado Há 2 meses atrás

Apagão cibernético global tem afetado voos, empresas de mídia, bancos e serviços em todo o mundo nesta sexta-feira (19).

A interrupção foi causada por uma falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike.

Foi informado pela companhia que uma ferramenta chamada Falcon, usada para detectar e monitorar possíveis invasões, teve uma falha na atualização.

O CEO da empresa, George Kurtz, informou na rede social X que a CrowdStrike sofreu uma interrupção nos serviços devido a uma atualização e negou que tenha sido um ataque cibernético.

O Ceo da CrowdStrike se pronunciou sobre o apagão cibernético – Foto: X/reprodução

Segundo a agência Reuters, na manhã desta sexta-feira, as principais companhias aéreas dos EUA: American Airlines (AAL.O), Delta Airlines (DAL.N), e United Airlines (UAL.O) tiveram voos cancelados, enquanto outras transportadoras e aeroportos ao redor do mundo relataram atrasos e interrupções.

Microsoft: empresa afetada pelo apagão cibernético

A Microsoft foi uma das empresas afetadas pelo apagão cibernético. Em comunicado, informou que todos os serviços foram afetados após uma falha no sistema da Azure, plataforma de computação em nuvem, que usa o sistema da Falcon.

O site que aponta problemas em canais digitais, Downdetector, registrou reclamações em aplicativos da Microsoft.

Serviços da Microsoft foram afetados – Foto: Downdetector

A Microsoft afirmou que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer.

Apagão cibernético: brasileiros relatam problemas com bancos

No Brasil, clientes de alguns bancos brasileiros relataram que serviços e aplicativos estão fora do ar.

O site Downdetector registrou reclamações em algumas instituições financeiras.

Na rede social X, alguns bancos responderam a usuários que apresentaram dificuldades no acesso.

Internautas relatam problemas com bancos – Foto: X/reprodução

Em nota ao portal Paranaíba Mais,Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que a maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente.

Alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus crowdstrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante.

Problemas em voos no Brasil

A empresa responsável pela administração do aeroporto de Uberlândia, a Aena, informou em nota que os sistemas de todos os 17 aeroportos sob sua gestão no Brasil estão funcionando normalmente e não houve impactos às operações de pouso e decolagem.

Ainda assim, por questões das companhias aéreas, até às 8h30 desta sexta-feira (19), houve o registro de oito voos com decolagens atrasadas, sendo cinco em Recife, um em Campo Grande, um em Santarém e um em Montes Claros.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!