Inicio

Anvisa autoriza o uso de desinfetantes contra a leptospirose no RS

Produtos que contenham quaternário de amônio, ortofenilfenol ou hipoclorito de sódio podem ser utilizados

19/06/2024 ÀS 11H48

- Atualizado Há 3 semanas atrás

Empresas da área de saneantes estão autorizadas pela Anvisa a elaborar material promocional para a população sobre a eficácia de alguns desinfetantes para uso geral no combate à leptospirose.

Esta medida só vale para produtos que contenham um dos princípios ativos: quaternário de amônio, ortofenilfenol ou hipoclorito de sódio.

A divulgação do material só pode ser feita no estado do Rio Grande do Sul, durante a vigência do Decreto/RS nº 57.596, de 1º de maio de 2024, que reconhece a calamidade pública vivida pelo estado.

Empresas podem elaborar material promocional sobre a eficácia de algns produtos
Desinfetantes podem ser usados contra a leptospirose. – Foto: Freepik

No Brasil, as empresas de desinfetantes para uso geral devem demonstrar que os produtos são eficazes contra os microrganismos (bactérias) de referência para essa categoria.

A comprovação científica dos desinfetantes para uso geral contra a bactéria Leptospira não é obrigatória. No entanto, constatou-se que esta bactéria tem estrutura semelhante às demais já comprovadas.

Além disso, a literatura científica mostra que o quaternário de amônio, o ortofenilfenol e o hipoclorito de sódio são eficazes contra a bactéria que causa a leptospirose.

A autorização da Anvisa não contempla alteração de rótulo.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença contraída através do contato com a urina de animais, principalmente ratos, infectados. Em casos de enchentes, por exemplo, as pessoas podem ser infectadas pela bactéria ao manterem contato com a água ou lama, pela ingestão de água não tratada, durante a limpeza de lama, entulho e esgotos sem o devido cuidado.

Leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda
A ocorrência da doença está relacionada às condições precárias de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados. – Foto: Freepik

Sintomas da leptospirose

O diagnóstico da doença é feito com exames de sangue. Os sintomas mais comuns da leptospirose são:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular, principalmente nas panturrilhas
  • Falta de apetite, náuseas e vômitos
  • Dor ocular

Enchentes no Rio Grande do Sul e o aumento de leptospirose

O estado do Rio Grande do Sul vive o maior desastre natural de sua história desde abril de 2024. As águas da chuva atingiram casas, cidades e estradas.

Com as fortes chuvas, o estado passou a enfrentar outro problema: a leptospirose. Com as enchentes, as chances de contágio são maiores.

Além das grandes enchentes, o Rio Grande do Sul enfrenta o aumento de leptospirose
Leptospirose é uma doença contraída através do contato com a urina de animais infectados pela bactéria. – Foto: Freepik

Segundo o boletim epidemiológico do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul de terça-feira (18), até o momento são 5.439 casos notificados, 353 casos confirmados e 20 óbitos.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!