Animais silvestres: corpo de bombeiros salva mico-sagui, gavião-carcará e lagarto teiú em Uberaba

Segundo os militares, as queimadas na região e no estado de Minas Gerais estaria forçando os animais silvestres a saírem de seus habitats

Redação
, em Uberlândia
25/07/2024 ÀS 10H53
- Atualizado Há 2 meses atrás

Um mico-sagui, um gavião-carcará e um lagarto teiú foram encontrados na zona rural e na área urbana de Uberaba, nesta quarta-feira (24). O corpo de bombeiros foi acionado e resgatou os animais silvestres, que estavam feridos e fora do seu habitat.

Os animais foram socorridos e levados ao Hospital Veterinário para receberem tratamento e, depois, serem devolvidos à natureza.

Três animais silvestres foram resgatados pelas equipes do corpo de bombeiros - Foto: Corpo de Bombeiros Divulgação
Três animais silvestres foram resgatados pelas equipes do corpo de bombeiros – Foto: Corpo de Bombeiros Divulgação

Conforme os militares, ao longo de quase todo um dia de trabalho estes e outros animais foram socorridos — o principal motivo para os animais estarem saindo de seus refúgios seriam as queimadas.

Os bombeiros destacaram que as queimadas estão causando muitos problemas para a fauna de Minas Gerais. Eles lembram que provocar incêndios é crime e pedem que a população denuncie qualquer atividade suspeita para proteger os animais e o meio ambiente.

×

Leia Mais

Animais silvestres resgatados

• Gavião-Carcará: conhecido por sua aparência distinta, com uma cabeça preta e uma face avermelhada, o carcará é um predador e também se alimenta de carniça. É uma ave adaptável e inteligente, frequentemente observada caminhando no chão em busca de alimento.

• Lagarto Teiú: lagarto terrestre é conhecido por sua pele distintamente marcada em preto e branco. Onívoro, alimenta-se de uma ampla variedade de alimentos, incluindo insetos, pequenos mamíferos, frutas e vegetais. O teiú é um excelente escavador e pode se tornar bastante dócil em cativeiro.

• Mico-Sagui: caracterizado por seus tufos de pelos brancos ao redor das orelhas, a espécie é ágil e tem um comportamento social complexo, vivendo em grupos familiares. Alimenta-se de uma dieta variada que inclui frutas, insetos, pequenos vertebrados e seiva de árvores. É encontrado em florestas, áreas rurais e até mesmo próxima a áreas com seres humanos.

SAIBAMAIS! Santuário para animais silvestres será construído na Fazenda do Glória em Uberlândia

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!