Adeus, X? Anatel precisa ser notificada para que ocorra suspensão do X no Brasil

Para que serviço seja suspenso, a Agência Nacional de Telecomunicações precisa ser notificada pela Justiça e comunicar a ação as mais de 20 mil empresas provedoras de internet do país, sob pena de multa

30/08/2024 ÀS 09H48
- Atualizado Há 3 semanas atrás

Venceu na noite desta quinta-feira (29), às 20h07, o prazo dado a Elon Musk, para que o X (antigo Twitter) nomeasse um representante legal no Brasil. A solicitação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Embate entre Alexandre de Moraes e Elon Musk vem agitando as redes sociais devido à possível suspensão do X
Embate entre Alexandre de Moraes e Elon Musk vem agitando as redes sociais devido à possível suspensão do X no Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil, Ministério das Comunicações/Divulgação

Como consequência, o ministro argumenta que a rede social pode ser suspensa no Brasil a qualquer.

No entanto, para que isso ocorra, é necessário que o ministro publique formalmente uma notificada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que encaminhará a ordem para as mais de 20 mil prestadoras de internet do país.

Caso a decisão realmente ocorra, o serviço deve ser suspenso aos poucos.  Já lamentando a perca, nas redes sociais, incluindo o próprio X, internautas já começaram a utilizar a tag “Adeus, Twitter”, mantendo o assunto entre os mais comentados.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

×

Leia Mais

Como ocorre a suspensão de uma rede social

Para que um site seja efetivamente bloqueado em um país, é necessário que a Justiça determine essa suspensão, obrigando os provedores de internet e telefonia a suspenderem o acesso.

A notificação eletrônica passa primeiramente pela Anatel, agência reguladora dos provedores no território. A partir dela, o comunicado é enviado às operadoras, que devem acatar a ordem sob pena de multa.

As empresas responsáveis realizam o bloqueio dos endereços IP — uma identificação que permite a localização do serviço e o contato entre computadores, estabelecendo a ligação e o acesso.

Suspensão do X poderá ocorrer a qualquer momento, se Anatel for notificada - Foto: Kauê Altrão/ Arquivo/ Paranaíba Mais
Suspensão do X poderá ocorrer a qualquer momento, se Anatel for notificada – Foto: Kauê Altrão/ Arquivo/ Paranaíba Mais

Tensões que levaram à possível suspensão do X no Brasil

A situação é resultado de um longo embate entre a rede social e o ministro Alexandre de Moraes, que vem se intensificando nos últimos meses.

A tensão começou com solicitações de Alexandre de Moraes para o bloqueio de perfis na rede social. No entanto, a empresa não acatou, alegando “censura” por parte da Justiça brasileira.

No dia seguinte, Moraes determinou que Elon Musk fosse incluído no inquérito das milícias digitais.

Moraes ordenou a retirada de posts com acusações feitas pela ex-mulher de Arthur Lira.

Elon Musk voltou a questionar as decisões e afirmou que “a lei está violando a lei”.

Moraes impôs o bloqueio de mais sete perfis na rede social, com uma multa de R$ 50 mil por dia caso a rede não cumprisse a ordem.

X não cumpriu o bloqueio, levando Moraes a aumentar a multa para R$ 1,4 milhão por dia e a alegar crime de desobediência, ameaçando prender o responsável pela empresa no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição.

Musk anunciou o fechamento do escritório do X no Brasil e a retirada dos representantes do país devido aos impasses com Moraes.

Moraes intimou a rede social a nomear um representante no Brasil, ameaçando suspender o serviço.

O X afirmou que não acatará a decisão.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!