Aluna da UFU propõe criação de Unidade de Conservação em Estrela do Sul
Recém-formada em Engenharia Florestal, Joysse Flôres avaliou potencial para criar Área de Proteção Ambiental (APA) na cidade do Triângulo Mineiro
-
Tirar nota máxima no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é para poucos. A estudante mineira Joysse Flôres elaborou um estudo técnico para transformar o Balneário Dona Beija, na cidade de Estrela do Sul, em uma Unidade de Conservação (UC) – áreas protegidas para conservar os recursos naturais do país – e alcançou o feito.
📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Joysse concluiu em novembro o curso de Engenharia Florestal, na Universidade Federal de Uberlândia, no campus de Monte Carmelo. O TCC da aluna foi aprovado com nota 100 e ainda há possibilidade do estudo virar realidade no município em que ela nasceu.
Após a aprovação, Joysse encaminhou o trabalho para a Secretaria de Meio Ambiente de Estrela do Sul, que foi uma parceira no projeto. Agora, a prefeitura municipal deve protocolar a documentação, junto aos órgãos competentes, com o intuito do Balneário Dona Beija se tornar uma Unidade de Conservação.

“Eu queria entregar um estudo técnico que agradasse a todos os envolvidos e que me representasse de alguma forma. Eu não imaginava que tiraria nota máxima, foi uma felicidade imensa ter esse reconhecimento por parte da universidade”, afirmou Joysse.
“Seria muito importante pra mim que fosse decretada a criação da Unidade de Conservação. No estudo foi comprovado que a criação da unidade também é de interesse dos moradores, com 100% de apoio de todos que responderam nossa pesquisa. Espero que nossos representantes façam valer a vontade dos cidadãos, ainda mais quando esses interesses visam a conservação de recursos naturais, preservação de patrimônio histórico e desenvolvimento sustentável”, completou.
LEIA MAIS:
- Novo pronto-socorro do HC-UFU começa a funcionar
- Estrela do Sul enfrenta interrupção no fornecimento de água
Importância da regulamentação
O Balneário Dona Beija fica na zona urbana de Estrela do Sul e é frequentado pela população. No local, que margeia o Rio Bagagem, há uma escadaria de pedras, as ruínas da antiga casa de Dona Beija e as antigas cavas de garimpo de diamantes.

Um dos orientadores do TCC de Joysse, o professor da disciplina Unidades de Conservação do curso de Engenharia Florestal da UFU, Luciano França, ressalta as vantagens do local se tornar uma Área de Proteção Ambiental (APA).
“A regulamentação vem para colocar regras de que o local é uma área pública, onde não pode desmatar, não pode colocar fogo, não pode construir casas. Então, quando regulamenta, você cria uma cinturão de segurança para essa área. Outro ponto importante é que para o município ganhar recursos de muitos editais públicos a criação de uma Unidade de Conservação (UC) é um diferencial. Por exemplo, todos municípios que criam UC têm o direito de receber o ICMS ecológico”.
“Existe também a possibilidade de receber investimento privado. A cidade de Estrela do Sul está em um entorno de grandes indústrias, se uma grande indústria da região quiser fazer compensação ambiental dos seus impactos, ela pode fazer investimento dentro da UC”, explicou o professor.
UC no Triângulo e Alto Paranaíba
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba conta atualmente com 31 Unidades de Conservação. Entres elas, 25 são Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e apenas seis são públicas.
As seis UC públicas localizadas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba são as seguintes:
- Parque Estadual do Pau Furado (Uberlândia)
- APA da Bacia do Rio Uberaba (Uberaba)
- REVIS dos Rios Tijuco e da Prata (Ituiutaba)
- Parque Estadual dos Campos Altos (Campos Altos)
- Parque Nacional da Serra da Canastra (Sacramento)
- Parque Municipal das Sucupiras (Frutal)
O projeto de Estrela do Sul prevê que a Unidade de Conservação seja pública, com administração municipal.