Propriedade de Uberaba utiliza mecanismo de irrigação monitorada por app no cultivo da cenoura

Inverno atípico faz com que produtores busquem alternativas no plantio da hortaliça

14/07/2024 ÀS 13H03
- Atualizado Há 2 meses atrás

O cultivo da cenoura pode ser feito durante o ano todo, porém são necessárias estratégias para evitar os efeitos do tempo.

Produtores vêm enfrentando desafios durante o inverno deste ano, com temperaturas mais altas, baixa umidade relativa do ar e solo seco.

Por necessitar de uma grande demanda de água, em alguns períodos do ano, a produção de cenoura enfrenta um déficit por transpiração, que ocorre quando a temperatura aumenta muito.

Produtores buscam alternativas para evitar os efeitos das variações climáticas no cultivo da cenoura – Foto: TV Paranaíba/reprodução

Cada produção tem seus métodos. A Fazenda Boa Esperança, localizada em Uberaba, tem plantação de 400 hectares de cenoura e adota estratégias para cultivar a hortaliça em todos os meses do ano.

O gerente-geral, Fernando Souza, explica que, para atender à demanda, é feito um calendário que define o ciclo da cultura e o espaço entre plantios, para que a hortaliça esteja sempre no mesmo estágio.

“É sempre um desafio. Estamos sempre buscando técnicas, principalmente na genética de materiais com adaptações para essas situações. Este ano está muito atípico. A temperatura no inverno deveria estar mais baixa, mas está bem acima da média”, explica Souza.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Uberaba é o segundo município que mais produz cenoura no estado de Minas Gerais.

A propriedade investe em produtos biológicos que ajudam na época de seca. A empresa também está investindo em métodos para tentar driblar a questão climática, que é um desafio muito grande, principalmente no cultivo da cenoura.

O gerente-geral explica que a cenoura é uma cultura que depende de muita água, por isso a fazenda investe em irrigação.

“Temos investido muito em represas. Com o represamento de água, conseguimos armazenar no período chuvoso para utilizar no período mais seco, o que minimiza muito esse impacto ambiental, principalmente nos rios”, conta Fernando Souza.

A irrigação é monitorada por aplicativos e estações meteorológicas, que informam o estágio e a época em que se deve usar mais ou menos água.

O engenheiro agrônomo, Fabrício Pelizer, explica que a cultura da cenoura tem essa flexibilidade, sendo possível planejar o cultivo ao longo do ano.

“A altitude de Uberaba constitui um ambiente favorável para este cultivo. Temos áreas de água para fazer irrigação, permitindo ao produtor ter safras ao longo do ano e diversificá-las”, explica.

Fazenda investe em mecanização no cultivo da cenoura – Foto: TV Paranaíba/reprodução

Cultivo da cenoura: o que diz a climatologista sobre o clima?

A climatologista Amanda Souza explica que a falta de chuva regular tem sido bastante preocupante em relação à agricultura da região.

“O Alto Paranaíba representa cerca de 40% da produção brasileira de cenoura. Chuva escassa, dias secos e ensolarados, e temperaturas mais elevadas também são prejudiciais à produção agrícola”, conta a climatologista.

Amanda ainda diz que, de modo geral, é esperado que o retorno das precipitações aconteça na segunda quinzena de setembro.

“Até lá, altas temperaturas dificultam a reposição hídrica no solo”, conclui.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!