Alimentos Orgânicos: vale a pena pagar mais? Conheça os benefícios e métodos de produção

Saiba como os métodos de cultivo orgânico preservam a natureza e impactam a saúde

16/09/2024 ÀS 13H05
- Atualizado Há 4 semanas atrás

Muitas vezes, no supermercado, o cliente se depara com dois produtos iguais, mas de certa forma com preços distintos, devido ao cultivo “orgânico”. Mas, há realmente uma diferença em um tomate do supermercado do tomate cultivado em uma horta orgânica?

A resposta é sim e está nos métodos de produção. Alimentos orgânicos são aqueles cultivados e processados sem o uso de agrotóxicos sintéticos, fertilizantes químicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs).

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Alimentos orgânicos tendem a apresentar preços mais caros no mercado - Foto: Reprodução/ TV Paranaíba
Alimentos orgânicos tendem a apresentar preços mais caros no mercado – Foto: Reprodução/ TV Paranaíba

Quais os benefícios dos alimentos orgânicos?

A produção de produtos orgânicos procura fazer uma articulação entre a agricultura, a preocupação com o meio ambiente e a saúde humana. Logo, há uma menor quantidade de agrotóxicos, ou seja, substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.

Alguns estudos sugerem que alimentos orgânicos podem ter níveis mais altos de certos nutrientes, como antioxidantes. Muitos consumidores também relatam que os alimentos orgânicos possuem um sabor mais natural e intenso.

De certa forma, a agricultura orgânica contribui para a preservação do solo, da água e da biodiversidade.

➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Identificando um alimento orgânico

Para garantir que você está comprando um produto orgânico de verdade, procure pelo selo de certificação orgânica. Esse selo indica que o alimento passou por um processo de inspeção rigoroso e atende aos padrões estabelecidos para a produção orgânica.

Estudos indicam que o o consumo de alimentos orgânicos pode ser mais favorável a saúde humana - Foto: Canva/ Reprodução
Estudos indicam que o o consumo de alimentos orgânicos pode ser mais favorável a saúde humana – Foto: Canva/ Reprodução

É mais caro consumir alimentos orgânicos?

Geralmente os alimentos orgânicos são mais caros do que os convencionais. Isso se deve aos custos mais elevados de produção, como a mão de obra especializada e os insumos orgânicos.

No entanto, muitos consumidores consideram que os benefícios à saúde e ao meio ambiente justificam o preço mais elevado.

O plantio e métodos saudáveis

Na busca por não utilizar agrotóxicos, alguns outros meios de plantio e cultivo são utilizados, como, por exemplo:

  • Rotação de culturas: o produtor diversifica o plantio em uma mesma terra, alternando ente os cultivos. Essa técnica ajuda a manter a fertilidade do solo e a controlar pragas naturalmente.
  • Adubos orgânicos: em vez de fertilizantes químicos, são utilizados compostos orgânicos como esterco e compostagem para nutrir o solo.
  • Controle biológico de pragas: ao invés de agrotóxicos, são utilizados predadores naturais das pragas para controlá-las.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!