Ainda Estou Aqui, candidato brasileiro ao Oscar, estreia em Uberlândia

Uberlândia entrou no circuito nacional do longa-metragem e tem ao menos seis sessões diárias durante a semana; Ainda Estou Aqui é a melhor chance do Brasil no Oscar

07/11/2024 ÀS 15H12
- Atualizado Há 1 hora atrás

O filme representante Brasil do Oscar 2024, Ainda Estou Aqui, estreou nas duas cadeias de cinemas na cidade de Uberlândia nesta quinta-feira (7). Além de ser considerado a melhor chance brasileira de figurar entre os indicados ao prêmio de Filme Internacional em anos, a produção pode repetir o feito de Cidade de Deus e ser lembrado em outras categorias.

Fernanda Torres em cena de Ainda Estou Aqui
Ainda Estou Aqui pode levar o Brasil de volta ao Oscar – Crédito: Divulgação

Uberlândia entrou no circuito nacional do longa-metragem e tem ao menos seis sessões diárias durante a semana. Dirigido por Walter Salles, o filme adapta o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. O autor fala sobre o desaparecimento de seu pai, o deputado Rubens paiva, durante a ditadura militar brasileira e como sua mãe, Eunice Paiva, seguiu cuidando da família ao mesmo tempo que antinha a memória do marido.

Ainda Estou Aqui fez um extenso circuito de festivais importantes pelo mundo, como Toronto, Londres, Nova York e Veneza, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro. Recentemente, o longa foi exibido no Festival do Rio de Janeiro e na Mostra de São Paulo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O fato do trabalho dos roteiristas Hitor Lorega e Murilo Hauser ter sido reconhecido em Veneza foi não só importante para a escolha do filme como representante brasileiro para a disputa do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Isso dá visibilidade para que Ainda Estou Aqui busque uma indicação para Roteiro Adaptado no Oscar.

Com a distribuição da Sony Pictures nos Estados Unidos, o filme ganha uma campanha entre os votantes do Oscar mais robusta do que outros longas brasileiros em anos anteriores. Entre críticos e jornalistas especializados na cobertura da indústria cinematográfica isso pode levar Ainda Estou Aqui a indicações em categorias como Melhor Atriz, com o trabalho de Fernanda Torres, Melhor Direção para Walter Salles e até Melhor Filme.

Tem se tornado mais comum que uma ou duas produções em língua não inglesa sejam indicadas ao prêmio principal da Academia. Em 2020, o sul-coreano Parasita, inclusive, se tornou o único filme estrangeiro a se tonar o grande vencedor do Oscar.

VEJA MAIS:

A indicação a Filme Internacional para Ainda Estou Aqui é dada como certa, mas enquanto a vitória se torna uma conversa mais complicada, se o brasileiro conseguir mais indicações, vai ser o filme nacional com tal feito no Oscar depois de 20 anos.

Em 2004, Cidade de Deus foi indicado aos prêmios de Direção, Roteiro Adaptado, Montagem e Fotografia.

Já Salles pode voltar ao tapete vermelho como indicado após 25 anos. Em 1999, ele esteve ao lado de Fernanda Montenegro em Los Angeles por conta da indicação do filme e da atriz, ele entre os filmes estrangeiros, ela entre atrizes americanas e inglesas.

Serviço
Ainda Estou Aqui
Em cartaz em Uberlândia
Confira as programações:

Cinemark

Cinépolis

Veja também

Matheus Nogueira

3 horas atrás

Matheus Borsato

3 horas atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!