Agosto Lilás: ONG realiza plantão de dúvidas sobre a Lei Maria da Penha gratuitamente em Uberlândia

SOS Mulheres estará na Praça Tubal Vilela na tarde desta quarta-feira (7) para levar informações ao público sobre os direitos das mulheres

06/08/2024 ÀS 09H48
- Atualizado Há 1 mês atrás

A organização não governamental SOS Mulheres fará um plantão de dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, aberto e gratuito, nesta quarta-feira (7) em Uberlândia. A ação faz parte da campanha nacional Agosto Lilás.

Praça Tubal Vilela em Uberlândi
Evento será realizado na Praça Tubal Vilela – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

O evento vai acontecer das 13h às 17h30 na Praça Tubal Vilela, Centro, com plantão de dúvidas acerca da Lei Maria da Penha, atendimento às mulheres vítimas de violência, além da distribuição de folhetos com informações relativas ao trabalho da instituição e dos demais equipamentos que compõem a rede de atendimento na cidade.

Além de celebrar os 18 anos da Lei Maria da Penha, a presidente da SOS Mulheres, Iara Helena, destacou que a ação aberta ao público foi programada em preocupação com os índices de violência doméstica na cidade.

“Em Uberlândia está muito alto o nível de feminicídios, muito alto o número de medidas protetivas concedidas mensalmente. Então, em vista de toda a situação, nós achamos que essa ação socioeducativa, preventiva, é importante para informar e conversar com as pessoas que estiverem ali. Vamos esclarecer sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres, com relação à violência de gênero, para conscientizar contra essas violências”, comentou.

Atividade educativa celebra campanha Agosto Lilás em Uberlândia – Foto: Freepik

Feminicídios em Uberlândia

Até o momento, Uberlândia lidera os casos de feminicídios em Minas Gerais com 11 ocorrências registradas no primeiro semestre do ano.

Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) e representam quase 85% de todos os casos registrados no ano passado.

A cada 24 horas, 11 mulheres são agredidas em Uberlândia – Foto: Freepik

Além disso, o número de crimes consumados em 2024 já é o maior considerando os últimos quatro anos, sendo sete mortes de mulheres no âmbito da violência de gênero.

Até o mês de maio, 1.766 mulheres foram vítimas de violência doméstica no município. O número representa uma média de 11 mulheres vítimas de violência doméstica todos os dias em Uberlândia.

Agosto Lilás

A campanha Agosto Lilás foi criada para divulgar e reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra mulher.

A escolha pelo mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha assinada no dia 7 de agosto de 2006. O objetivo é sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

×

Leia Mais

A campanha do Agosto Lilás se destaca pela promoção de eventos e debates em todo o país, envolvendo órgãos públicos e meios de comunicação para informar sobre os tipos de violência contra a mulher — física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Segundo o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), o Agosto Lilás enfatiza a importância de medidas de prevenção e suporte para reduzir os índices de violência contra a mulher no Brasil, como o Ligue 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil, e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Em Uberlândia, a SOS Mulheres também atende mulheres pelo WhatsApp (34) 9876-7862.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!