5 de julho: dia de celebrar os sabores da Gastronomia Mineira

Dia da Gastronomia Mineira homenageia a diversidade culinária do estado, destacando pratos típicos e a sua importância cultural

05/07/2024 ÀS 13H03
- Atualizado Há 3 meses atrás

Celebrado no dia 5 de julho, o Dia da Gastronomia Mineira é uma data que comemora a riqueza e as tradições da culinária do estado de Minas Gerais.

Pão de queijo, quindim, feijão-tropeiro, frango com quiabo, queijo curado e broa de fubá são apenas algumas das delícias que enchem a mesa mineira e agradam a todos os gostos.

Gastronomia Mineira é celebrada nacionalmente nesta sexta-feira (5)
Gastronomia Mineira é celebrada nacionalmente nesta sexta-feira (5) – Foto: Secult/MG / Reprodução

A data, celebrada desde 2012 por meio da Lei 20.577, foi escolhida em homenagem ao escritor Eduardo Frieiro, autor do livro “Feijão, Angu e Couve – Ensaio Sobre a Comida dos Mineiros”, publicado em 1966.

Essa obra foi a primeira a se dedicar à valorização da culinária mineira, reconhecendo sua importância cultural e histórica.

×

Leia Mais

Um banquete de influências

A culinária mineira é fruto de um encontro de povos e saberes. Influências indígenas, africanas e portuguesas se misturam em um banquete de sabores e aromas únicos.

Do fubá indígena ao azeite português, passando pelas especiarias africanas, cada ingrediente conta uma história e contribui para a identidade singular da cozinha mineira.

Entre os pratos típicos, podemos destacar:

  • Feijão-tropeiro: feijão cozido com farinha de mandioca, torresmo, linguiça e couve.
  • Tutu de feijão: feijão cozido, triturado e batido com farofa, acompanhado de bacon, cebola, couve e linguiça.
  • Torresmo: cortes em cubos ou tiras de toucinho, ou pancetta, temperados e fritos.
  • Frango com quiabo: frango cozido com quiabo, tomate, cebola e alho.
  • Pão de queijo: pãozinho feito com polvilho, queijo minas e leite.
  • Quindim: doce feito com gema de ovo, coco ralado e açúcar.

Além dos pratos típicos, a culinária mineira também é conhecida pela sua variedade de doces, queijos, cachaças e quitutes.

Minas Gerais é um estado extenso e diverso, com diferentes regiões e climas. Da famosa pamonha de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, à carne de sol com mandioca, do Vale do Jequitinhonha, essa variedade se reflete na gastronomia, com pratos típicos que variam conforme as características de cada local.

O tutu à mineira é um prato típico, bastante conhecido e adorado pela culinária brasileira
O tutu à mineira é um prato típico, bastante conhecido e adorado pela culinária brasileira – Foto: Secult/MG/ Reprodução

Turismo gastronômico

A culinária de Minas Gerais é tão convidativa que se tornou um segmento rentável e em expansão, atraindo visitantes de todo o país e do exterior para apreciar a rica e diversificada gastronomia do estado.

Em 2022, o estado mineiro contava com 700 pratos típicos, como angu de banana, canjiquinha com costelinha de porco e fígado com jiló. Além disso, Minas Gerais dispõe de 900 produtos transformados, como doces, cachaças, vinhos, rapaduras e até mesmo azeites.

Isso sem contar os mais de 900 produtos primários, como café, banana, pequi e pimenta, já catalogados, os quais são transformados e até mesmo exportados por sua excelente qualidade.

O impacto econômico do turismo gastronômico em Minas Gerais é significativo. Com mais de 200 roteiros gastronômicos mapeados, o estado oferece uma variedade de experiências para todos os gostos, desde a culinária tradicional das cidades históricas até a alta gastronomia dos restaurantes premiados.

Segundo a SETUR-MG, cerca de 20% dos turistas do estado consideram a gastronomia um dos pontos fortes de MG
Segundo a SETUR-MG, cerca de 20% dos turistas do estado consideram a gastronomia um dos pontos fortes de MG – Foto: Secult/MG/ Reprodução

Você sabia?

  • O modo de fazer o Queijo Minas Artesanal é patrimônio imaterial brasileiro;
  • O doce de leite é um patrimônio cultural imaterial de MG, desde 2010;
  • O feijão-tropeiro e o pão de queijo são considerados patrimônio cultural imaterial de Belo Horizonte;
  • De fazendas e empresas mineiras saem diferentes produtos já premiados nacional e internacionalmente, como queijos, cafés especiais, cachaças artesanais e até mesmo azeites.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!