13º salário: quais são os benefícios de fim de ano do trabalhador

Pagamento do 13º e PLR traz alívio para o orçamento e apoio para as festas de Natal e Ano Novo

, em Uberlândia

Com a aproximação do final do ano, trabalhadores de todo o país aguardam com expectativa o recebimento de benefícios que ajudam a aliviar o orçamento e a planejar as festas de Natal e Ano Novo.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Além do 13º salário, participação nos lucros ajuda a aliviar o bolso para as festas de fim de ano
Além do 13º salário, participação nos lucros ajuda a aliviar o bolso para as festas de fim de ano – Crédito: Freepik

Entre os principais direitos, o 13º salário é esperado como um reforço financeiro importante, ao lado de outros incentivos, como a participação nos lucros e, em alguns casos, as férias coletivas, proporcionando um fim de ano mais tranquilo e com possibilidades de descanso.

VEJA MAIS:

O 13º salário

O 13º salário é um direito assegurado por lei para todos os trabalhadores com carteira assinada no Brasil.

Ele consiste em um pagamento adicional que corresponde ao salário integral de cada trabalhador.

Quem pode receber o 13º salário e quando? Confira!
Parcelas do 13º devem complementar a renda de milhões de brasileiro neste fim de ano – Crédito: USP Imagens/ Reprodução

Esse benefício é dividido em duas parcelas: a primeira deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro, já com os devidos descontos de impostos, como INSS e Imposto de Renda.

Para calcular o valor do 13º salário, o salário mensal é dividido por 12 (número de meses do ano) e multiplicado pelo número de meses trabalhados.

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Muitas empresas também oferecem aos seus funcionários a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), uma bonificação concedida como forma de reconhecimento pelo desempenho e pelos resultados alcançados ao longo do ano.

Diferente do 13º, a PLR não é obrigatória, e o valor e as regras para recebê-la podem variar de acordo com cada empresa.

Esse benefício é uma prática comum em empresas que desejam motivar os funcionários e promover um ambiente de trabalho focado no crescimento e no sucesso coletivo.

Férias coletivas

Outra prática comum no fim do ano é a concessão de férias coletivas por parte de algumas empresas. Durante o período de Natal e Ano Novo, empresas podem decidir suspender temporariamente as atividades, proporcionando aos funcionários um período de descanso.

Férias, sol e dias longos marcam o verão
Em determinadas empresas, as férias coletivas é uma opção de benefício – Crédito: Freepik

Essa pausa é uma oportunidade para os trabalhadores aproveitarem o tempo com a família, descansarem e renovarem as energias para o ano que se inicia.

13º Salário do INSS

O benefício do 13º salário também se aplica aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aqueles que começaram a receber benefícios a partir de junho deste ano receberão o 13º em uma parcela única, creditada na folha de pagamento de novembro.

Quem paga o INSS
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Mas é importante esclarecer que, apesar de muitos rumores e informações circulando nas redes sociais sobre o pagamento de um 14º salário ou de um 13º salário adicional para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), essas informações são falsas.

Desde 2020, o INSS paga o 13º em duas parcelas no primeiro semestre, e não há previsão legal para um pagamento extra de fim de ano.