Chile emite alerta de tsunami e ordena evacuação após terremoto de 7,4

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (NWS PTWC) informou que há risco de ondas perigosas de tsunami em regiões costeiras situadas em um raio de até 300 quilômetros do epicentro do terremoto

, em Uberlândia

-

Um alerta de tsunami foi emitido após um terremoto de magnitude 7,4 atingir a região sul do Chile e da Argentina nesta sexta-feira (2), mobilizando autoridades locais e internacionais para uma resposta de emergência nas áreas costeiras próximas ao Estreito de Magalhães. O epicentro do abalo foi localizado na Passagem de Drake, rota marítima que liga o extremo sul da América do Sul à Antártida, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Diante do risco de tsunami, o governo chileno acionou um plano de evacuação da costa na região de Magalhães, no extremo sul do país.

 Chile emite alerta de tsunami e ordena evacuação após forte terremoto
Chile emite alerta de tsunami e ordena evacuação após forte terremoto. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O tremor foi verificado dentro do oceano, a 10km de profundidade. Além da costa continental, o alerta se estendeu às bases e praias do território antártico chileno, reforçando a gravidade da situação. Apesar da magnitude elevada, não há até o momento registros de vítimas ou danos materiais significativos.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Alerta de tsunami mobiliza autoridades

De acordo com a MetSul Meteorologia, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (NWS PTWC) informou que há risco de ondas perigosas de tsunami em regiões costeiras situadas em um raio de até 300 quilômetros do epicentro do terremoto.

O Sistema Nacional de Alerta de Tsunami (SNAM) divulgou um aviso preventivo, com previsão de chegada das possíveis ondas a diversas regiões:

  • Base Antártica Prat: 02/05/2025, às 11h35

  • Base O’Higgins (Antártida): 02/05/2025, às 12h00

  • Enseada de Meteoro: 02/05/2025, às 13h49

  • Puerto Williams: 02/05/2025, às 14h50

  • Puerto Edén: 02/05/2025, às 21h07

  • Punta Arenas: 03/05/2025, às 02h25

  • Baía de Gregório: 03/05/2025, às 02h26

×

Leia Mais

O presidente Gabriel Boric, em publicação na rede X (antigo Twitter), afirmou que “todos os recursos estão disponíveis” e reforçou o apelo para que a população siga as orientações das autoridades. “Nosso dever é estar preparados”, disse.

Argentina em estado de atenção

Na cidade argentina de Ushuaia, considerada a mais ao sul do planeta, as autoridades suspenderam atividades aquáticas e a navegação no Canal de Beagle por pelo menos três horas como medida preventiva. Não houve necessidade de evacuação, e a situação permanece sob monitoramento.