Uberlândia recolhe mais de 200 toneladas de lixo nos bueiros em 5 meses

Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Raphael Leles, informou o dado à TV Paranaíba no programa Política Cruzada

, em Uberlândia

-

A Prefeitura de Uberlândia recolheu mais de 200 toneladas de lixo nos bueiros da cidade, apenas nos cinco meses deste ano, o que representa cerca de 1.300 quilos por dia. O número foi revelado pelo Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Raphael Leles, ao programa Política Cruzada da TV Paranaíba.

“Esse dado, por si só, já é preocupante e lamentável. Só que isso agrava quando, por exemplo, está no período das chuvas. Porque, além de ser errado descartar irregularmente, ainda tem a preocupação, porque isso entope, a água vem e não consegue escoar e o resto da história a gente já sabe”, comentou o secretário.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Lixo nos bueiros de Uberlândia
Lixo em bueiros no bairro Santa Mônica – Crédito: Eloisa Oliveira/Paranaíba Mais

Segundo o secretário Raphael Leles, a coleta de lixo é responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), mas a pasta mobiliza equipes para a limpeza e recolhimento de resíduos, além do serviço de varrição e roçagem. “A gente pede a conscientização da população”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalha com ações preventivas e corretivas. Ao Política Cruzada, o secretário contou que a pasta estabeleceu um mecanismo de trabalhar por área e não somente por demanda. Dessa forma, eles dividiram a cidade pelas principais regiões e procuram atender todas solicitações dos cidadãos, ofícios e requerimentos dos vereadores.

A solicitação dos serviços de capina, roçagem e varrição em áreas públicas e terrenos vagos é feita pelo Serviço de Informação Municipal (SIM), através do telefone (34) 3239-2800, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O contato também serve para reportar imóveis em condições irregulares e solicitar a fiscalização. Confira mais serviços feitos pela secretaria:

  • Cata-treco: recolhimento de objetos domiciliares descartados (como guarda-roupa, cama e móveis em geral);
  • Coleta de animais mortos: para animais de pequeno porte, o telefone é o Fone Fácil 115, para animais de grande porte é o (34) 3212-5356;
  • Aterro sanitário: visitas técnicas ou de estudantes, o agendamento é pelo (34) 3222-7788, das 8h às 17h.
×

Leia Mais

Lixo em terrenos vagos

Uma outra preocupação da pasta são os terrenos privados, que já somam 300 pontos críticos, com mato alto e lixo acumulado. Esses pontos são identificados através de denúncias ou fiscalizações e, em alguns casos, os proprietários recebem multas.

No entanto, a obrigação de manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos é com as áreas públicas do Município. No caso dos terrenos cercados, os fiscais vão até o local para averiguar a situação e notificam o proprietário. Se o dono do lote não limpar o local em 15 dias úteis, uma notificação de multa é enviada e é dado um novo prazo de 15 dias úteis para efetuarem a limpeza.

Após o prazo, os fiscais voltam no local para verificar a situação. Caso não tenha sido resolvido, a multa é aplicada e a equipe faz a limpeza do lote, que é posteriormente cobrada. “É muito mais barato para o cidadão nos ajudar e manter o seu terreno limpo”, afirmou o secretário.

Confira a entrevista na íntegra: 

Lixo vai para os bueiros

Segundo o Censo 2022 do IBGE, a coleta direta ou indireta de resíduos sólidos no Brasil atende 90,9% da população. Apesar do grande acesso ao descarte correto, muitas pessoas ainda escolhem jogar lixo nas ruas. A atitude representa um problema, visto que o lixo vai para os bueiros, responsáveis pela drenagem das águas.