Uberaba na mira da seca: cidade enfrenta pior crise hídrica dos últimos anos
Vazão do rio Uberaba atinge menor nível histórico nesta terça-feira (17) e abastecimento de água está comprometido
-
O rio Uberaba, um dos principais responsáveis pelo abastecimento de água da região, está enfrentando uma crise severa. A vazão do rio caiu drasticamente para menos de 1.100 litros por segundo nesta terça-feira (17), mesmo com a ajuda do sistema de transposição do rio Claro.
➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberaba!

Menor nível de armazenamento do rio Uberaba
Na tarde de hoje, o nível de armazenamento do rio, que despencou de 53% à meia-noite de segunda-feira (16), abaixou para 20% por volta das 16h desta terça-feira.
Como medida de emergência, todos os reservatórios de água foram fechados e permanecerão inativos até às 4h da manhã de quarta-feira (18).

Rui Ramos, presidente da Codau, destacou que a situação se agravou após um problema com a Cemig, que deixou o rio Claro sem energia até sábado, comprometendo ainda mais o abastecimento.
“Estamos em uma situação muito crítica desde sábado. A falta de energia no rio Claro e a baixa vazão do rio Uberaba nos deixaram em uma posição vulnerável. Para evitar um colapso total no abastecimento, é indispensável que todos reduzam o consumo de água”, afirmou Ramos.
Prefeitura de Uberaba decreta estado de emergência por falta de água
A Prefeitura de Uberaba decretou estado de emergência devido ao desabastecimento de água tratada no município. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (16), por meio do Decreto 6.516, publicado no jornal Porta Voz, diário oficial da cidade.
📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Quem for flagrado desperdiçando água poderá receber uma advertência e uma multa de até uma Unidade Fiscal do Município (UFM), equivalente a R$ 379,87, conforme a Lei Municipal 10.270 de 2007.

Logo a medida foi necessária devido à situação em soma com o longo período de estiagem e ao estresse hídrico nos rios que abastecem a cidade, comprometendo o fornecimento de água tratada. A situação de emergência é válida por 60 dias, podendo ser prorrogada se o risco persistir.
Leia Mais
Ainda no decorrer dos últimos dias, durante agosto e setembro, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, saneamento e Ações Urbanas (Codau) veio seguindo um plano de contingência de intervenções no fornecimento de água.

A ação é uma tentativa de conter o uso desenfreado do recurso para evitar uma restrição drástica de água – e ao longo dos dias veio realizando racionamentos dos reservatórios.
Ainda conforme o comunicado, todos os órgãos municipais estão autorizados a apoiar as ações para combater o desperdício e agir conforme a lei ao identificar casos de desperdício de água.