Uberaba é destaque nacional com prêmios de inovação em saúde e meio ambiente

Cidade recebeu reconhecimento na Expo BH por projetos digitais de arborização, gestão de dados na saúde e controle de emissões de carbono

, em Uberlândia

A cidade de Uberaba foi reconhecida com prêmios de inovação em saúde, meio ambiente e tecnologia durante a 11ª edição do Prêmio Cidades Inteligentes, realizada nesta terça-feira (15), em Belo Horizonte (MG). A prefeita Elisa Araújo também recebeu a maior honraria das Américas voltada à inovação, concedida pelo Conselho Consultivo do Fórum Pan-Americano de Inovação.

Cidade de Uberaba
Uberaba é destaque nacional com prêmios de inovação em saúde e meio ambiente – Crédito: Divulgação/Shopping Uberaba

O município foi homenageado pelo apoio institucional aos ecossistemas de inovação, incluindo a criação de um Centro de Inovação sem custos para os cofres públicos, com ampla conexão com startups e empresas do setor privado. Durante o evento, a cidade ainda recebeu a Medalha Pan-Americana pela atuação em políticas inovadoras.

Entre os projetos premiados, está o sistema de Gestão de Arborização Digital – Arbolink, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). A plataforma utiliza inteligência artificial para mapear, cadastrar, avaliar e monitorar o patrimônio arbóreo de Uberaba, ampliando a eficiência da gestão urbana.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Na área da saúde, o projeto “A Gestão da Informação com Foco na Tomada de Decisão”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), identificou falhas nos dados nutricionais de crianças com menos de cinco anos. O erro no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) foi corrigido a partir de uma nova metodologia de coleta e análise de dados, o que resultou em melhorias na precisão das informações utilizadas pela rede pública.

Outro destaque foi o “Projeto Carbono Zero”, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), que implementa a Lei Municipal nº 15.042/2024. A proposta mapeia fontes de emissão de CO₂, incentiva práticas sustentáveis e estrutura um sistema de créditos de carbono para empresas locais, alinhando Uberaba às diretrizes do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.