Tremor de terra em Betim é registrado neste sábado (22) na Grande BH
O pequeno terremoto foi monitorado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)
-
Um tremor de terra em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi registrado na tarde deste sábado (22). O abalo sísmico, com magnitude preliminar de 2.5 mR, ocorreu às 14h35 (Horário de Brasília) e foi sentido pela população local, gerando preocupação, mas sem causar danos graves.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O tremor de terra em Betim foi monitorado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, pequenos tremores de terra são comuns em Minas Gerais, que é o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados no Brasil. “Esses tremores naturais são resultado das grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, afirmou.
⚠️Um tremor de terra de magnitude preliminar 2.5 mR ocorreu no município de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, na tarde deste sábado, dia 22 de março.
+ pic.twitter.com/SxVQaGDin5— Rede Sismográfica Brasileira (@RSBR_Oficial) March 22, 2025
Apesar do susto causado pelo tremor de terra em Betim, Collaço destacou que as chances de que o abalo venha a provocar danos mais sérios são extremamente baixas. O estado de Minas Gerais, embora frequentemente impactado por esses fenômenos, raramente enfrenta consequências graves devido a esses tremores de terra.
O que é um tremor de terra?
Um tremor de terra, também conhecido como sismo ou abalo sísmico, ocorre quando há uma liberação repentina de energia na crosta terrestre, gerando ondas sísmicas que se propagam pelo solo. Esses fenômenos podem ser causados por movimentos das placas tectônicas, fraturas no terreno ou pela pressão geológica acumulada ao longo do tempo.
A intensidade e os efeitos de um tremor de terra variam conforme a magnitude e a profundidade do evento.