Terremoto em Betim: por que você não sentiu a terra tremer
Abalo de 2,5 na escala Richter foi registrado na Região Metropolitana de BH, mas sem danos estruturais
Um terremoto em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi registrado na tarde deste sábado (22) com magnitude de 2,5 na escala Richter. O evento sísmico ocorreu às 14h35 (horário de Brasília) e foi monitorado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com análise feita pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Apesar de algumas pessoas relatarem que sentiram o tremor, a maioria da população não percebeu o abalo. Isso se explica pela magnitude do evento.
Segundo especialistas, tremores de terra com intensidade inferior a 3,5 na escala Richter são geralmente imperceptíveis para a população, embora possam ser registrados por equipamentos sismográficos. Eventos entre 2 e 4 graus podem, em alguns casos, ser sentidos por poucas pessoas e costumam causar apenas danos mínimos, se houver algum.
Leia Mais
No Brasil, esses tremores são comuns devido à localização do país no interior de uma placa tectônica, onde a atividade sísmica costuma ser menos intensa. Ainda assim, registros de pequenos abalos são frequentes, especialmente em regiões como o Rio Grande do Sul, onde cidades como Pelotas, Capão do Leão e Bento Gonçalves já tiveram ocorrências similares.
As autoridades reforçaram que não há razão para preocupação, já que o terremoto em Betim não apresentou potencial para provocar danos estruturais significativos.