Reserva do Panga volta a pegar fogo e mobiliza brigadistas e bombeiros em Uberlândia
Incêndio teve início ontem e voltou a atingir a área na manhã desta quinta-feira (7); Corpo de Bombeiros e equipe da UFU atuam no combate às chamas
-
A Reserva do Panga voltou a ser atingida por incêndio pelo segundo dia consecutivo, reacendendo a preocupação de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia. A Reserva é uma área de preservação, localizada às margens da rodovia MGC-455, no distrito de Miraporanga. O local foi cenário de outro incêndio na quarta-feira (6), que consumiu 6,4 hectares de vegetação nativa. Nesta quinta-feira (7), novos focos de fogo surgiram no mesmo local e queimaram mais 70 hectares.
As chamas foram controlados pela equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No entanto, necessitará de rescaldo, quando os militares retomaram a ação na manhã de sexta-feira (8).
Em 2021, um incêndio de grandes proporções destruiu cerca de 200 hectares de vegetação.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com a Prefeitura Universitária da UFU, a equipe de brigadistas das fazendas universitárias esteve em campo, com apoio de um caminhão-pipa da instituição, que foi deslocado até a área atingida.
O Corpo de Bombeiros também confirmou a ocorrência e enviou uma viatura para a reserva, nas proximidades do km 30 da MGC-455.
As primeiras informações do novo incêndio chegaram por meio de moradores do entorno. Uma moradora relatou que viu fumaça novamente nesta manhã. Ela afirmou que as chamas haviam começado ontem, mas que nesta quinta um novo incêndio começou.
Leia Mais
Na quarta-feira (6), três viaturas e oito militares do Corpo de Bombeiros atuaram no combate ao fogo, utilizando abafadores, soprador, bombas costais e 120 litros de água das viaturas. O trabalho durou quase quatro horas até que o incêndio fosse controlado. A área total consumida pelas chamas foi de 6,4 hectares. As causas do fogo não foram identificadas.
A Reserva do Panga possui 403,85 hectares de vegetação nativa do Cerrado e é uma das poucas unidades de conservação do Triângulo Mineiro. Localizada a cerca de 30 km ao sul do centro da cidade de Uberlândia, às margens da rodovia MG-455 (que liga Uberlândia a Campo Florido) e do Ribeirão do Panga, esta unidade de conservação é utilizada para pesquisa e ensino de cursos de pós-graduação e graduação, como Geografia, Agronomia e, principalmente, Ciências Biológicas da UFU.
A reportagem segue acompanhando o caso e aguarda sobre a situação desta quinta-feira.