Programa Recicla Udi amplia a coleta seletiva em Uberlândia

Iniciativa do Dmae prevê expansão da coleta seletiva porta a porta, criação de novos pontos de entrega e fortalecimento das cooperativas de catadores até 2028

, em Uberlândia

Mesmo com a coleta seletiva já disponível em todos os bairros de Uberlândia, a cidade pretende aprimorar o recolhimento de materiais recicláveis. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) lançou, nesta terça-feira (28), o programa Recicla Udi, que visa ampliar e fortalecer as ações de sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos no município.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Lançado na sede do Dmae, o Recicla Udi prevê ampliação da coleta seletiva e orgânicos em restaurantes e feiras – Crédito: TV Paranaíba/Arquivo

Entre as medidas apresentadas estão a expansão da coleta seletiva porta a porta para toda a cidade, a padronização visual dos veículos e das estações de reciclagem, o fortalecimento das cooperativas de catadores e a implantação de novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). O programa também prevê a consolidação da compostagem e o incentivo à agricultura urbana.

Entenda as mudanças

Segundo o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda, o Recicla Udi já está em funcionamento, mas terá maior atuação a partir de 2026.

“Vamos ampliar e incentivar a coleta de forma geral. O principal motivo do lançamento é o engajamento da população. As ações precisam da participação das pessoas, principalmente na separação correta do lixo. Em 2026, também ampliaremos a coleta de resíduos orgânicos em feiras e restaurantes, com destinação ao nosso pátio de compostagem”, explicou.

Um dos avanços previstos é a instalação de 210 pontos específicos para coleta de vidro, que já estão em fase de execução.

A separação desses e de outros materiais seguirá o modelo atual, com o envio dos recicláveis às cooperativas da cidade. A expectativa é que o novo sistema aumente o volume e a agilidade do trabalho dos catadores.

×

Leia Mais

Volume de recicláveis

Atualmente, Uberlândia recolhe cerca de 6,6 toneladas de recicláveis por ano, correspondendo a 2,5% do total de resíduos. Com o Recicla Udi, a meta é atingir 11 toneladas até 2028, elevando o índice para 3,75%.

“Nosso objetivo é aumentar em 50% a coleta seletiva em Uberlândia. Hoje estamos acima da média nacional, que é de 1,5%, mas queremos avançar ainda mais”, completou Lacerda.

O prefeito Paulo Sérgio Ferreira também destacou o papel da população no sucesso do programa. “Temos coleta seletiva em 100% da cidade, mas queremos mobilizar mais as pessoas para descartarem corretamente o lixo reciclável. A colaboração da comunidade é essencial para alcançarmos as metas”, afirmou.

Para o presidente da Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), João Batista, a iniciativa representa um avanço importante para os trabalhadores do setor.

“Todo trabalho que vem visando aumentar a coleta e, consequentemente, a renda dos catadores, é bem-vindo. O Dmae e a Prefeitura estão nos apoiando, e pedimos que a comunidade também faça sua parte, separando o lixo seco do úmido e enviando para nós da melhor forma possível”, ressaltou.