Polícia Civil indicia a Copasa de Araxá por poluição após extravasamento de esgoto
Companhia afirmou que o problema foi detectado e corrigido com a desobstrução da tubulação e substituição de parte do encanamento
A Polícia Civil de Araxá indiciou a Copasa por crimes ambientais após constatar poluição em um curso d’água próximo ao aeroporto da cidade, causada pelo extravasamento de esgoto na Avenida Avenor Pereira Guimarães. A companhia afirmou que o problema foi detectado e corrigido no dia 23 de setembro desse ano, com a desobstrução da tubulação e substituição de parte do encanamento.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A Delegacia Especializada do Meio Ambiente instaurou inquérito para investigar o lançamento de esgoto e avaliar os impactos no curso d’água e no solo permeável da região. Durante as ações, a polícia realizou perícia no local, constatando a poluição e confirmando a responsabilidade da Copasa pelo evento.
Com base nas evidências coletadas, a empresa foi indiciada pelos crimes ambientais previstos nos artigos 54 da Lei nº 9.605/98 e 15 da Lei nº 6.938/81, legislação que permite responsabilizar pessoas jurídicas por danos ambientais.
Veja imagens:
Extravasamento detectado e corrigido
A Copasa esclareceu que o extravasamento ocorreu devido ao entupimento da rede coletora por objetos sólidos descartados de forma irregular, somado a uma erosão nas proximidades que danificou a tubulação. Cerca de 12 metros de rede foram substituídos.
Em nota, a empresa afirmou “O extravasamento de esgoto na Avenida Avenor Pereira Guimarães, em Araxá, foi detectado e corrigido no dia 23/09/25. A intercorrência ocorreu devido ao entupimento da rede coletora e erosão na tubulação. Realizamos manutenção preventiva diária e reforçamos que a colaboração da população é fundamental para evitar novos casos.”
Leia Mais
Orientações à população
Para prevenir recorrências, a Copasa orientou que a população não jogasse lixo nos vasos sanitários, nem se descartasse óleo, gordura ou restos de comida nos ralos das pias. Também não se deve canalizar água de chuva para a rede de esgoto. A população pode comunicar qualquer irregularidade através dos canais gratuitos da empresa:
- Site
- Aplicativo Copasa Digital
- Atendimento telefônico 0800 0300 115
- WhatsApp (31) 9 9770-7000
- Web chat