Pau Furado vira foco de mobilização contra queimadas em Uberlândia

Parque Estadual é uma das áreas de maior biodiversidade do Triângulo Mineiro, abrigando espécies ameaçadas como o lobo-guará, tamanduá-bandeira e onça-parda

, em Uberlândia

-

Depois de um incêndio de grandes proporções destruir cerca de 1.000 hectares de vegetação nativa em 2024, o Parque Estadual do Pau Furado, localizado entre Uberlândia e Araguaria, se torna palco de uma mobilização preventiva contra novos focos. A partir desta semana, uma força-tarefa envolvendo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) vai percorrer a região com uma campanha educativa voltada à conscientização da população.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Pau Furado
Parque Estadual do Pau Furado é reflorestado após incêndio ocorrido em 2024 – Crédito: Instituto Estadual de Florestas (IEF)/Reprodução

A operação tem como objetivo alertar moradores do entorno do parque sobre os riscos de queimadas durante o período de seca.  Nesta quinta-feira (11), a programação se concentra no Parque Estadual Pau Furado, com ponto de partida na sede da unidade de conservação e, em seguida, visitas porta a porta nas propriedades e comunidades vizinhas.

A abordagem direta com os moradores tem como foco a educação ambiental, como prevenir incêndios, o que fazer em caso de princípio de fogo e como denunciar comportamentos que colocam em risco a vegetação local. O Parque do Pau Furado é uma das áreas de maior biodiversidade do Triângulo Mineiro, abrigando espécies ameaçadas como o lobo-guará, tamanduá-bandeira e a onça-parda.

Pau Furado
A preservação hídrica é fundamental para garantir o abastecimento de água na região – Crédito: Instituto Estadual de Florestas (IEF)/Reprodução

Revitalização ambiental

A mobilização se soma a um processo de recuperação florestal iniciado após o incêndio do ano passado, sob responsabilidade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Como parte de uma compensação ambiental, a empresa já reconstruiu mais de 4,5 mil metros de cercas e deu início ao reflorestamento de 200 hectares com o plantio de 440 mil mudas de espécies nativas. A manutenção seguirá pelos próximos anos, até que as plantas atinjam maturidade.

×

Leia Mais

O Instituto Estadual de Florestas acompanha e fiscaliza o andamento das ações de recomposição vegetal. A atuação conjunta das instituições públicas nesta semana marca uma nova etapa, a da prevenção.

Pau Furado

O Pau Furado é uma das principais unidades de conservação do Triângulo Mineiro e desempenha papel estratégico para a biodiversidade local da flora e da fauna e para a preservação dos recursos hídricos da região. Além das matas nativas, o parque abriga espécies ameaçadas como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda, além de nascentes e áreas de recarga de aquíferos que contribuem diretamente para o abastecimento de água de Uberlândia e Araguari.