ONU aumenta auxílio diário para países em desenvolvimento na COP30 em Belém

ONU anunciou ajuda financeira para países menos desenvolvidos que irão participar da COP30 em Belém

, em Uberlândia

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou, nesta quarta-feira (17), que irá aumentar a ajuda financeira para países menos desenvolvidos na participação na COP30 em Belém, que acontece em novembro. A taxa diária da ONU para as delegações passa de US$ 149 para US$ 197, segundo comunicado da presidência brasileira da cúpula.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Belém (PA), cidade que receberá a COP30 em Belém
Presidência da COP30 disse que há 79 países confirmados – Créditos: Rafa Neddermeyer/COP30 Amazônia
×

Leia Mais

O valor da taxa diária é concedido a 144 países em desenvolvimento, incluindo Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS). A informação foi divulgada pelo secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), durante reunião.

Nesta reunião, o Brasil informou que 79 países já confirmaram hospedagem em Belém, seja por meio da plataforma oficial da hospedagem da COP30, a Bnetwork, da Qualitours ou por meios próprios. Outras 70 delegações segue em negociação.

VEJA MAIS! COP30 em Belém: vice-governadora anuncia queda nos preços das hospedagens

Segundo o comunicado da presidência da COP30, o aumento da taxa diária da ONU atendeu a uma reivindicação de representantes dos países no Bureau, apoiada pelo Brasil. No entanto, o comunicado informa que o Brasil considera que o valor continua abaixo da média praticada em outras capitais brasileiras e não cobre de forma integral os custos locais.

O governo brasileiro sugeriu a UNFCCC que estude a aplicação de uma “taxa ad hoc”, um reforço emergencial aplicado apenas para esta COP, o que facilitaria a vinda de delegados de países em desenvolvimento.