O que é o 3I/Atlas, cometa interestelar que se aproxima do Sol e intriga cientistas
Corpo celeste se originou fora do nosso sistema solar e deverá chegar no ponto mais próximo do Sol no dia 30 de outubro; conheça o cometa 3I/Atlas
-
O intrigante cometa interestelar 3I/Atlas é o terceiro objeto conhecido fora do sistema solar a passar próximo à Terra. Descoberto em julho, o raro corpo celeste atingirá seu ponto mais próximo do Sol nesta quinta-feira (30).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo a Nasa, agência espacial norte-americana que monitora do cometa, o 3I/Atlas não representa nenhuma ameaça à Terra e permanecerá distante. O mais próximo que ele poderá chegar do nosso planeta é cerca e 1,8 unidades astronômicas, o que representa aproximadamente 270 milhões de quilômetros.
O que é o cometa 3I/Atlas
O tamanho e as propriedades físicas do cometa interestelar estão sendo investigados por astrônomos ao redor do mundo. O corpo celeste possui um núcleo gelado e uma “coma” (uma nuvem brilhante de gás e poeira que circunda um cometa à medida que se aproxima do Sol).
Embora os cientistas ainda não saibam o tamanho exato do 3I/Atlas, é provável que o diâmetro de seu núcleo não seja menor que 440 metros e não maior que 5,6 quilômetros. A constatação foi possível a partir de observações do Telescópio Espacial Hubble em 20 de agosto.
Leia Mais
A velocidade com que ele se move é impressionante para os especialistas. O cometa 3I/Atlas viaja a 221 mil quilômetros por hora. A previsão é de que sua velocidade aumente à medida que se aproxime do Sol.
Observações de sua trajetória permitiram constatar que ele foi originado em outro sistema solar. Por milhões ou até bilhões de anos, ele vagou até chegar recentemente ao nosso sistema solar.
Além dele, outros três cometas interestelares já foram descobertos passando pela nossa vizinhança celeste. Em 2017, o Oumuamua foi o primeiro objeto interestelar conhecido, seguido pelo 2I/Borisov, em 2019.
