Nuvem colorida: entenda fenômeno raro em São Simão
Moradores da cidade goiana notaram as cores no céu, um fenômeno chamado "nuvens iridescentes"
-
Uma nuvem colorida chamou a atenção dos moradores de São Simão, município de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais.
Era por volta das 13h de segunda-feira (17) quando, em meio às nuvens brancas tradicionais, uma mistura de cores se destacou no céu.
Surpreso, um morador registrou o fenômeno da fazenda onde estava. “Eu nunca vi uma coisa dessa”, é possível ouvir no vídeo.
Nuvem colorida
O fenômeno, além de fascinante, é raro. De acordo com Paulo Cézar Mendes, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os moradores de São Simão viram uma nuvem iridescente. “Ela é causada pela incidência da radiação solar em minúsculos cristais de gelo em suspensão. A refração da luz solar sobre esses cristais de gelo dá esse aspecto colorido, parecido com um arco-íris”.

Parece um arco-íris, mas não é. “O arco-íris se forma mais próximo da superfície com a incidência da radiação solar sobre gotículas de água”, detalhou o professor.
Nas redes sociais, pessoas publicaram registros de nuvens coloridas observadas no mês passado em cidades paulistas.
Uma rara nuvem Iridescente foi vista em Bebedouro-SP
O fenômeno é causado quando partes das nuvens são finas e têm gotículas de tamanhos semelhantes. Dependendo da posição do sol, a difração da luz solar pode fazê-las brilhar com cores, parecida com um arco-íris. pic.twitter.com/SvCQAKv6Q8
— Maurício Serezuello (@mauestevez) February 24, 2025
🌩
🇧🇷😍
Nuvem Iridescente
Bertioga/São Paulo
11/02/2025 pic.twitter.com/FXKgjJrXZs— Sueli lei🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@LeiSueli6718) February 15, 2025
O fenômeno, quando ocorre, é apenas para ser apreciado. A nuvem iridescente não indica nenhum risco ou anormalidade climática. “É um fenômeno raro aqui na região, mas, de certa forma, ocorre no mundo todo. É até mesmo comum em termos meteorológicos”, concluiu Paulo Cézar.