Minas inaugura 1ª usina de biometano e Uberlândia terá posto para abastecer transporte público

Unidade em Tupaciguara transforma resíduos da cana em combustível limpo; cidade vizinha deve usar biometano em ônibus e caminhões de coleta

, em Uberlândia

Minas inaugura 1ª usina de biometano nesta sexta-feira (17) em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. O projeto, liderado pela Zeg Biogás em parceria com a Bioenergética Aroeira, transforma resíduos da cana-de-açúcar em combustível renovável e marca um avanço importante na transição energética do estado.

Durante o evento, também foi firmado um protocolo com a Prefeitura de Uberlândia para a instalação de um posto de biometano, que será utilizado na frota de ônibus e caminhões de coleta de lixo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Minas inaugura 1ª usina de biometano em Tupaciguara
Minas inaugura 1ª usina de biometano Uberlândia terá posto para abastecer transporte público – Crédito: Instagram/Reprodução

Com investimento de R$ 78,6 milhões, a planta tem capacidade inicial de produzir 15 mil metros cúbicos de biometano por dia, com previsão de expansão para 30 mil m³/dia. O empreendimento vai gerar 70 empregos diretos e indiretos e promete reduzir as emissões de gases do efeito estufa na região.

Instalada dentro da unidade da Aroeira, produtora de açúcar e etanol, a usina aproveita a vinhaça, subproduto da cana, para a produção do biometano, um gás 100% renovável e com alto potencial de descarbonização. O processo consiste na purificação do biogás, que elimina impurezas e concentra o metano, resultando em um combustível limpo e eficiente.

Segundo o diretor-presidente da Bioenergética Aroeira, Gabriel Feres Junqueira, a iniciativa representa uma mudança de paradigma.

×

Leia Mais

A cerimônia contou com representantes do Governo de Minas, das prefeituras de Tupaciguara e Uberlândia, da Siamig Bioenergia e de lideranças do setor energético. O evento também marcou o lançamento da Biorrota BR-050, corredor logístico que conectará produtores e consumidores de energia limpa entre São Paulo e Minas Gerais, passando por Uberlândia.

SAIBA MAIS: Fiscalização mobiliza força-tarefa contra desmatamento na Mata Atlântica em Minas Gerais

“Vamos iniciar a utilização do biometano na nossa frota de coleta de lixo e no transporte coletivo. É energia limpa para poluirmos menos o meio ambiente”, afirmou o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio (PP).

O novo investimento posiciona Minas Gerais como referência nacional na economia verde, estimulando a inovação, a geração de empregos e o uso de tecnologias que reduzem a dependência de combustíveis fósseis.