Minas Gerais ultrapassa 70% da meta de reflorestamento da Mata Atlântica
Estado já contabiliza mais de 5 milhões de mudas nativas plantadas; avanço é resultado de uma gestão estratégica conduzida pela Semad
Minas Gerais deu um passo importante na restauração da Mata Atlântica ao atingir 73,5% da meta de plantio firmada no ‘Tratado da Mata Atlântica’. O Estado já contabiliza 5.143.647 mudas nativas plantadas até julho de 2025, aproximando-se da meta de 7 milhões de unidades prevista para ser alcançada até dezembro de 2026.

O avanço é resultado de uma estratégia conduzida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que lidera o monitoramento, a contagem das mudas e a articulação com entidades parceiras. A atuação contempla ações de reflorestamento, restauração ecológica e preservação de áreas prioritárias.
Reflorestamento da Mata Atlântica
As ações de plantio ocorrem em diferentes frentes, como Áreas de Preservação Permanente (APPs), compensações ambientais de licenciamentos, reposição de vegetação nativa suprimida e recuperação de áreas degradadas. Programas de educação ambiental também fazem parte das iniciativas.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O ‘Tratado da Mata Atlântica’ também serve como plataforma para integrar projetos desenvolvidos por diferentes instituições. Os plantios em áreas urbanas e corredores ecológicos favorecem o equilíbrio ambiental, promovem o deslocamento da fauna e ajudam na manutenção da biodiversidade.
“O acompanhamento da apuração de plantio é uma importante estratégia para conservar a biodiversidade e fortalecer os serviços ambientais prestados pelas florestas”, afirma Diogo Franco, subsecretário de Gestão Ambiental da Semad.

Firmado em outubro de 2023, o Tratado da Mata Atlântica reúne sete estados: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo coletivo é restaurar 90 mil hectares e plantar 100 milhões de mudas até o fim de 2026.
Leia Mais
Liderança nacional de Minas Gerais
Minas possui a maior extensão territorial de Mata Atlântica entre os estados brasileiros. Segundo a secretária Marília Melo, o desempenho atual consolida a liderança mineira na agenda ambiental. “Com mais de 5 milhões de mudas já contabilizadas, o estado demonstra não apenas capacidade técnica, mas também compromisso com o presente e responsabilidade com o futuro das próximas gerações”, destaca.