Meteoro no Alto Paranaíba: bólido cruza céu e clarão é registrado por câmeras nesta madrugada

De acordo com dados do Observatório IDS, as imagens foram captadas às 00h15 em Patos de Minas e Rio Paranaíba; objeto luminoso também foi visto no Rio Paranaíba e região

, em Uberlândia

Um bólido, objeto luminoso gerado pela entrada de fragmentos espaciais na atmosfera, foi registrado nas cidades de Patos de Minas e Rio Paranaíba, na madrugada desta terça-feira (4). De acordo com dados do Observatório IDS, operado por Ivan Soares, as imagens foram captadas às 00h15 na câmera apontada para o leste da cidade.

Meteoro em Alto Paranaíba
Meteoro é registrado em Patos de Minas por observatório e moradores da região relatam luz intensa – Crédito: @observatorioids/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o observatório, o clarão também foi identificado pela câmera voltada ao oeste, indicando um brilho intenso no momento da explosão atmosférica, descrita como de tonalidade esverdeada.

Meteoro no Alto Paranaíba

Além de Patos de Minas, moradores de Rio Paranaíba também relataram nas redes sociais terem visto o clarão por volta de meia-noite, reforçando a abrangência do fenômeno na região. Comentários chegaram a destacar “Que trem bonito que beijou Rio Paranaíba e região”.

×

Leia Mais

Veja o vídeo:

Novembro deve ter céu movimentado

O registro ocorre em um mês favorável à observação astronômica. Além do bólido desta madrugada, novembro promete noites de destaque para quem acompanha o céu:

  • segunda superlua do ano;

  • pico da chuva de meteoros Leonidas, previsto para a madrugada do dia 17;

  • conjunções entre a Lua e planetas, visíveis a olho nu.

A superlua que ocorre nesta quarta (05), acontece quando a Lua cheia passa mais perto da Terra e aparenta estar maior e mais brilhante que o normal. Já a chuva de meteoros Leonidas atinge seu pico na madrugada do dia 17, oportunidade para observadores longe da iluminação das cidades verem o fenômeno a olho nu. Novembro ainda terá diversas conjunções entre planetas e a Lua, deixando o céu especialmente interessante para quem acompanha astronomia.