Manifestantes tentam invadir a COP30 e deixam seguranças feridos em Belém

Ativistas entraram em confronto com seguranças locais após tentarem forçar a entrada na Zona Azul; vídeo registra o momento em que manifestantes tentam invadir a COP30

, em Uberlândia

-

Um grupo de manifestantes tentou invadir a Zona Azul, área de negociações da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), na noite desta terça-feira (11), em Belém, Pará. Os ativistas entraram em confronto com a segurança local e ao menos dois policiais foram feridos.

Os manifestantes chegaram ao local, que é restrito a delegações e representantes credenciados, com cassetetes e tentaram forçar a entrada na COP30. Segundo a Agência Brasil, o grupo portava bandeiras de coletivos estudantis e faixas de protesto contra a exploração de petróleo, conflito na Palestina e a favor de causas indígenas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O repórter da Record, Fábio Menegati, esteve no local e registrou o momento de confronto em um vídeo. Segundo o jornalista, as portas foram fechadas e um cordão de isolamento foi formado pelos Bombeiros.

Os manifestantes se dispersaram do local após o confronto, que foi contido pela segurança. Devido à confusão, os seguranças retiraram jornalistas e outros trabalhadores do espaço.

×

Leia Mais

Em nota ao Paranaíba Mais, a assessoria de imprensa da COP30 informou que “as equipes de segurança brasileiras e da ONU tomaram medidas de proteção para garantir a segurança do local, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos”. Segundo o comunicado, os dois seguranças tiveram ferimentos leves e o local danos superficiais.

A COP30 também informou que o incidente é investigado e que o local foi deixado totalmente seguro. As negociações da conferência continuam normalmente. Não há informações sobre detidos.