Já pode nadar! Rio Sena reabre para banhistas em Paris após 102 anos

Rio ficará aberto para banho até o final do verão francês, em 31 de agosto. Evento com cores e cultura brasileira também acontece às margens da água

, em Uberlândia

O rio Sena, em Paris, na França, foi reaberto para banho neste sábado (5), após 102 anos de proibição. Banhistas poderão dar um mergulho nas águas do rio histórico até o dia 31 de agosto, quando acaba o verão no país. Foram liberados três pontos do rio para se banhar gratuitamente.

“Este é um legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris depois de 100 anos de proibição. Um trabalho coletivo, um orgulho para o país”, escreveu o presidente da França, Emmanuel Macron, nas redes sociais.

Banhistas no rio Sena, em Paris, após reabertura para banho.
Banhistas nadando no rio com vista para a Torre Eiffel – Créditos: Josephine Brueder/Cidade de Paris

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A história do rio Sena

Segundo registros compartilhados pela Prefeitura de Paris, a prática de nadar no famoso rio surgiu em meados do século XVII (17). E não eram só os humanos que aproveitam para nadar: os cachorrinhos também participavam da diversão e frescor. O banho no Sena logo foi organizado e em 1801 surgiu a primeira piscina alimentada pela água do rio, a piscina de Deligny. No final do século XIX (19), já havia cerca de vinte piscinas flutuantes no local.

MAIS! Onda de calor na Europa causa mortes e fechamento da Torre Eiffel

Foi em 1923 que a tudo mudou. Passou a ser proibido nadar no rio Sena sob pena de multa. O motivo? Os perigos causados pela navegação fluvial e pela poluição. O rio só voltou a ser utilizado para natação oficialmente nos Jogos Olímpicos de Paris, realizado em julho e agosto de 2024. Na ocasião, atletas competiram em provas aquáticas no local, mas houve denúncias de que as águas estavam impróprias para banho dias antes.

Segundo a prefeitura local, a água está própria para banho, após um longo trabalho e análises no último mês. Desde 30 de junho, amostras têm siso coletadas diariamente.

×

Leia Mais

Evento em Paris terá as cores do Brasil

Um importante evento do verão francês, o Paris Plages será decorado com as cores do Brasil, como parte de uma temporada intercultural para destacar a cultura praiana brasileira. O evento acontece às margens do Sena até o dia 31 de julho.

O Paris Plages também contará com exposições dos artistas brasileiros João Farkas e Luiz Braga. Além disso, terá noites de cinema brasileiro ao ar livre às margens do rio.