Iniciativa do setor privado de Uberlândia marca presença na COP30

Projeto Aparas, do setor privado de Uberlândia, alia inovação e inclusão social, será apresentada durante a conferência da ONU

, em Uberlândia

Um projeto desenvolvido em Uberlândia vai ganhar destaque internacional durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém, Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro. O Projeto Aparas, iniciativa idealizada pela empresa UlktraKraft em parceria com o Grupo Lima & Pergher, foi selecionado para participar do Sustainable Business COP30 (SB COP), um espaço voltado para o reconhecimento de soluções sustentáveis do setor privado durante a conferência climática da ONU.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Projeto Aparas, da iniciativa do setor privado de Uberlândia
Projeto Aparas nasceu da parceria entre a UltraKraft e o Grupo Lima & Pergher – Créditos: Projeto Aparas/Arquivo pessoal

A presença do projeto no evento representa o reconhecimento de uma proposta que une sustentabilidade ambiental, inovação produtiva e inclusão social, com resultados concretos na gestão de resíduos e na valorização do trabalho de catadores.

Transformar resíduos em oportunidades

Criado para reestruturar a base da cadeia de reciclagem no Brasil, o Projeto Aparas propõe um modelo que alia eficiência produtiva, valorização dos materiais recicláveis e geração de renda para trabalhadores organizados em cooperativas.

O diferencial está na criação de uma rede estruturada de catadores voltada não apenas para a coleta, mas também para a industrialização dos resíduos, como plásticos, vidros e papelão, que passam a ser transformados em novos insumos. Entre os produtos resultantes do processo, estão sacos de lixo reciclados e caixas verdes, que retornam à cadeia produtiva e fortalecem o ciclo da economia circular.

O projeto já está em fase piloto em Uberlândia, em parceria com as cooperativas da Rede Cataminas (Cooperativa Mineira de Reciclagem). A iniciativa também envolve indústrias locais que atuam na área de reciclagem e reaproveitamento de materiais.

VEJA MAIS! Comitiva mineira para COP30 será enxuta devido a despesas e logística, diz Governo

Impacto ambiental e social

Além de reduzir o volume de resíduos encaminhados ao aterro municipal, o Projeto Aparas contribui para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, como o CO₂, e promove melhorias diretas na vida das famílias envolvidas na coleta e triagem dos materiais.

O modelo propõe ainda um novo ciclo produtivo baseado em rastreabilidade, justiça social e valor agregado, estimulando a autonomia das cooperativas e o fortalecimento da economia circular local.

O que é a SB COP30

A Sustainable Business COP (SB COP) é uma iniciativa global liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O programa será lançado oficialmente durante a COP30, mas se estenderá para edições futuras, visando fortalecer a participação do setor privado nas negociações climáticas globais.

Reconhecida pelo Governo Federal e alinhada à Parceria de Marrakech para a Ação Climática Global, a SB COP busca criar um canal permanente para a contribuição de empresas e organizações na agenda de descarbonização, economia de baixo carbono e financiamento climático.